Para ter sucesso nos dispositivos móveis, deve compreender primeiro os aspetos básicos que os rodeiam. As pessoas escolhem marcas que satisfazem as suas necessidades de forma instantânea e homogénea. Isto significa que independentemente do aspeto fantástico que o seu site possa ter, se demorar muito a carregar, os utilizadores irão abandoná-lo e o anunciante irá perder oportunidades.



A iniciativa de código aberto Accelerated Mobile Pages (AMP) Project (Projeto Páginas para dispositivos móveis aceleradas) foi lançada há 18 meses para ajudar a melhorar a Web com experiências mais rápidas. Desde então, temos vindo a expandir a apresentação de páginas AMP de carregamento rápido na Pesquisa Google. Começámos pelo carrossel de notícias principais e alargámos essa apresentação a listagens de pesquisa orgânica.

Hoje apresentamos duas novas formas de explorar a velocidade de AMP para melhorar o desempenho da publicidade. Em primeiro lugar, vamos lançar uma nova versão beta do AdWords que lhe permite utilizar páginas AMP de carregamento rápido como as páginas de destino dos seus anúncios de pesquisa. Em segundo lugar, vamos acelerar os anúncios publicados na Rede de Display da Google ao utilizar a mesma tecnologia que torna as páginas AMP tão rápidas.


Melhorar o ROI da campanha com páginas de destino AMP super-rápidas

Já referimos antes que o tempo mediano de carregamento de uma página AMP da Pesquisa Google é inferior a um segundo. Como se isso já não fosse suficientemente rápido, na semana passada, anunciámos que estas páginas são agora duas vezes mais rápidas. Não admira que o formato AMP tenha registado níveis de adoção tão elevados, com mais de 2 mil milhões de páginas AMP publicadas a partir de 900 000 domínios. Johnson & Johnson, Toll Brothers e eBay são anunciantes que já obtiveram uma maior interação com as respetivas marcas ao direcionarem as pessoas para páginas AMP a partir dos resultados da pesquisa orgânica.

A nova versão beta do AdWords transporta as vantagens do desempenho das páginas para dispositivos móveis mais rápidas para as campanhas de pesquisa. Agora, quando os anunciantes associarem os respetivos anúncios de pesquisa a páginas de destino AMP, os consumidores irão usufruir das experiências Web para dispositivos móveis rápidas que se habituaram a esperar das páginas AMP na Pesquisa Google. Se tiver interesse em participar na versão beta, inscreva-se aqui.

"Compreendemos a importância da velocidade na apresentação de campanhas de publicidade eficazes. Por isso, estamos muito entusiasmados com a aplicação da velocidade de AMP às nossas campanhas pagas no AdWords", refere Aaron Cocks, gestor de otimização de marketing online na Toll Brothers.

"A Johnson & Johnson obteve excelentes resultados ao testar o formato AMP com as nossas páginas de informações sobre o produto. Em páginas específicas, verificámos que as mesmas estavam 10 vezes mais rápidas e uma melhoria de 20% nas taxas de interação. A J&J está empenhada em expandir a aplicação de AMP", refere Paul Ortmayer, Head of Digital Analytics, Johnson & Johnson


Assegurar que os anúncios de visualização são vistos com AMP

Quando os anúncios carregam rapidamente, a probabilidade de as pessoas os verem é maior. Isto significa que os orçamentos para meios de comunicação funcionam de forma mais eficaz e que as estratégias de mensagens atingem todo o seu potencial. Os anúncios de carregamento rápido também criam melhores experiências para os utilizadores.

Para tornar as experiências de anúncios na Web muito melhores e mais rápidas, o AMP Project lançou a AMP Ads Initiative (Iniciativa de anúncios AMP) no ano passado. A iniciativa aplica a tecnologia ao fornecer páginas AMP de carregamento rápido aos anúncios.

A partir de hoje, um número significativo de anúncios mostrados em páginas AMP na Rede de Display da Google são automaticamente convertidos e publicados no novo formato de anúncio AMP. Descobrimos que estes anúncios carregam até 5 segundos mais rápido do que os anúncios normais, apesar de o criativo parecer exatamente o mesmo. Em última análise, isto faz com que as suas mensagens sejam realmente vistas pelo público-alvo pretendido e que a experiência dos utilizadores com a sua marca seja homogénea.



A velocidade é importante. Para satisfazer as necessidades dos clientes atualmente, é preciso ser rápido. Transportar a velocidade e o desempenho de AMP para a publicidade vai ajudar a apresentar campanhas mais eficazes que acompanham as expetativas dos consumidores em termos de rapidez.



Publicado por: Jerry Dischler, vice-presidente de gestão de produtos, AdWords