Por dentro do AdWords Portugal
O Blog Oficial do Google AdWords Portugal
A Rede de Display da Google apresenta o novo pacote de desempenho
30 de junho de 2011
Atualmente, as inovações associadas à segmentação, otimização e medição podem ajudá-lo a alcançar um melhor desempenho com as suas campanhas na Rede de Display. Estamos a investir bastante nessas áreas e temos o prazer de anunciar várias ferramentas que conferem às suas campanhas de publicidade de visualização mais capacidades de medição, transparência e valor.
Medição melhorada
1. CTR Relativa:
o comportamento do utilizador nas páginas Web varia consoante o tipo de páginas em que os utilizadores se encontram. Por exemplo, os utilizadores podem interagir de forma diferente com anúncios de uma página de análise de produtos e com os anúncios de um blogue. A taxa de cliques (CTR) diz-lhe com que frequência os utilizadores clicam nos seus anúncios mas não o informa acerca do desempenho dos seus anúncios em comparação com outros anúncios na mesma página.
Para uma melhor avaliação do desempenho das suas campanhas na Rede de Display, a CTR Relativa mostra-lhe o desempenho dos seus anúncios relativamente a outros anúncios apresentados nos mesmos locais na Rede de Display da Google, permitindo-lhe referenciar o seu desempenho na Rede de Display. Por exemplo, se os seus anúncios de visualização tiverem uma CTR de 0,04% e os outros anúncios nos mesmos locais na Rede de Display da Google obtiverem 0,02%, a sua CTR Relativa será de (0,04)/(0,02) = 2 x.
A captura de ecrã abaixo mostra o aspeto da CTR Relativa no AdWords:
(Clique para ver a imagem original)
Por que motivo a CTR Relativa é importante?
À primeira vista, uma CTR de 0,04% pode parecer baixa. Mas saber que esse valor corresponde a duas vezes a CTR dos anúncios concorrentes indica que, com base na CTR, os seus anúncios estão a ter um melhor desempenho em comparação com os anúncios na mesma página. Isto significa que o criativo do anúncio corresponde aos Web sites em que os seus anúncios estão a ser apresentados e que o público-alvo está a responder ao seu apelo.
Em alternativa, pode verificar que a sua CTR Relativa é de 0,5 x, ou seja, os seus anúncios estão a obter apenas metade da taxa de cliques média. Isto significa que os anúncios podem não estar a ter o efeito desejado nos utilizadores que pretende alcançar e que é possível melhorar o desempenho dos seus anúncios se refinar os respetivos criativos.
Para ver a CTR relativa na sua conta do AdWords, vá para o separador "Grupos de anúncios", selecione "Colunas personalizadas" a partir do menu pendente "Colunas" e, em seguida, selecione "CTR Relativa". A CTR relativa será apresentada ao nível da campanha ou do grupo de anúncios.
2. Quota de Impressão (IS):
com o modelo de leilão, vários anunciantes concorrem para as mesmas posições do anúncio de uma página Web. Para ajudar a medir a sua presença on-line, criámos a
quota de impressão
, que representa a percentagem de vezes que os seus anúncios foram apresentados em relação ao total de impressões disponíveis para as quais os seus anúncios eram elegíveis para apresentação na Rede de Display da Google. Por outras palavras, a
quota de impressão confere-lhe a sua quota de voz on-line
.
Com base nos dados da IS, pode aumentar a sua quota de voz se ajustar o orçamento ou melhorar a Classificação de Anúncios. A métrica da
IS de Perda (orçamento)
indica quantas impressões está a perder devido ao seu orçamento, ao passo que a
IS de Perda (classificação)
apresenta o número de impressões que está a perder devido à Classificação de Anúncios.
Por exemplo, pode verificar que está a perder 25% da quota de impressão devido a restrições no orçamento, sendo que deve aumentar o orçamento diário da respetiva campanha para obter mais impressões. Também pode ver que está a perder 35% da quota de impressão devido à Classificação de Anúncios, pelo que é provável que necessite de aumentar os lances ou de melhorar os seus criativos.
Maior transparência
Com os seus anúncios a serem apresentados em milhões de Web sites na Rede de Display da Google, pode ser difícil controlar onde é que os mesmos estão e não estão a ser apresentados. A
Ferramenta de Diagnóstico de Anúncios de Conteúdo
(CADT) indica o motivo pelo qual os seus anúncios não estão a ser apresentados na Rede de Display. Por exemplo, pode ficar a saber que os seus grupos de anúncios segmentados por posicionamento não estão a ser apresentados por terem perdido o leilão:
(Clique para ver imagem original)
Também pode ver quando o seu anúncio está a ser apresentado e em que posicionamentos específicos:
(Clique para ver imagem original)
A CADT será disponibilizada a um número reduzido de anunciantes a meio de junho e a versão completa será lançada no início de julho.
Mais valor para os seus dólares de visualização on-line
É habitual os utilizadores terem de se deslocar no ecrã para ver os seus anúncios numa página Web. Quando um utilizador não se desloca o suficiente para ver o anúncio, essas impressões não visualizadas afetam a eficácia da sua publicidade e resultam em dinheiro mal gasto. Lançámos recentemente uma funcionalidade denominada
Filtro de Impressões Não Visualizadas
que garante que as impressões que os utilizadores têm pouca probabilidade de visualizar não são cobradas aos anunciantes de CPM.
Por exemplo, um utilizador é direcionado para o Web site de um publicador onde o seu anúncio é apresentado na parte inferior:
(Clique para ver imagem original)
A cobrança só será efetuada se for previsível que o utilizador se deslocará, realmente, para ver o seu anúncio:
(Clique para ver imagem original)
Note que esta funcionalidade está ativada automaticamente e não necessita de qualquer tipo de controlo ou configuração.
Conclusão
Estas quatro ferramentas e funcionalidades -
CTR Relativa
,
Quota de Impressão
,
Ferramenta de Diagnóstico de Anúncios de Conteúdo
e Filtro de Impressões Não Visualizadas - estão disponíveis em todos os idiomas do AdWords. Para mais informações, visite o
Centro de Ajuda
.
Postado por Dan Friedman, Equipa do AdWords
O botão +1 passa a ser global
29 de junho de 2011
Alguns meses atrás lançamos o
botão +1
(link em inglês) nos resultados em inglês no site google.com. Mais recentemente,
disponibilizamos o botão +1
(link em inglês) para websites em toda a web.
O botão +1 é uma ideia simples, com apenas um click, os utilizadores do Google podem recomendar websites para os seus amigos e contatos em todo o mundo. Isto pode significar num tráfego melhor e mais qualificado vindo do Google para o seu site, já que os potenciais visitantes vêem as recomendações dos seus amigos e contatos, próximas aos resultados das suas buscas no Google.
A partir de hoje +1's começarão a aparecer nas páginas de busca do Google globalmente. Começaremos com sites como google.de, google.co.uk e google.fr e faremos a expansão para os restantes sites de busca do Google nas próximas semanas.
Temos também uma parceria com alguns websites na Europa, Japão, Índia, Austrália e Nova Zelândia, onde irá começar a ver botões +1 nos próximos dias.
(Clique para ver imagem original)
Para começar, poderá aceder à
ferramenta do botão +1
no site Central do Webmaster do Google, onde o botão +1 já está disponível em 44 idiomas.
O botão +1 pode ajudar o seu site a destacar-se, exibindo recomendações pessoais no momento de decisão por parte do utilizador na busca do Google. Desta forma, se tiver utilizadores que são fãs do seu conteúdo, encoraje-os a expressar o seu entusiasmo através do botão +1.
Postado por Dan Friedman, Equipa do AdWords
Google Engage Portugal
28 de junho de 2011
A Google realizou a 31 de Maio o evento de lançamento do programa
Google Engage
em Portugal. Este programa pretende ajudar os profissionais do mundo online a desenvolverem a sua actividade, proporcionando uma série de ferramentas de suporte, tais como tutoriais online, cupões promocionais de AdWords e suporte dedicado da Google.
O evento de lançamento consistiu na apresentação do programa e suas vantagens, bem como o enquadramento actual das PME’s em Portugal. Foram também apresentados alguns dos produtos Google mais importantes, terminando o evento com uma apresentação de um caso de sucesso de um membro Google Engage de Israel.
Para saber mais sobre o programa
Google Engage
Portugal visite o nosso
canal do YouTube
. Caso deseje aderir ao programa, poderá fazê-lo através do seguinte
link
.
Postado por Marco André, Equipa de Marketing - Google Portugal
Alcançar o seu público-alvo com categorias de interesse
27 de junho de 2011
Quer o objetivo seja gerar notoriedade ou aumentar as vendas, os especialistas em pesquisa partilham um objetivo comum: atingir as pessoas que poderão estar interessadas nos seus produtos ou serviços. Com a segmentação por contexto na Rede de Display da Google, pode encontrar as pessoas no momento em que estas exprimem interesse ao navegar em conteúdo relevante. Mas o que acontece se alguém que esteve a pesquisar câmaras começar a ler outro Web site de notícias ou um blogue preferido? Um especialista em pesquisa de uma empresa de câmaras de filmar gostaria de apresentar a esse utilizador interessado um anúncio, mas não pode utilizar a segmentação por contexto pois o Web site não está relacionado.
Há cerca de dois anos
anunciámos
uma versão beta de
categorias de interesse
na Rede de Display da Google. Desde então temos vindo a expandir a disponibilidade desta funcionalidade e, a partir de hoje, as
categorias de interesse
estão agora disponíveis para todos os anunciantes do AdWords. Funciona da seguinte forma: O nosso sistema olha para os tipos de páginas como visitas de utilizadores, tendo em consideração a última data e a frequência de visitas a essas páginas, associando em seguida o respetivo navegador às relevantes categorias de interesse. Através destas categorias, pode apresentar anúncios às pessoas com maior probabilidade de comprar os seus produtos ou serviços e pode alcançá-las em todos os tipos de Web sites na Rede de Display da Google, além de em Web sites contextualmente relevantes.
Com mais de 1000 categorias de interesse, desde o ecoturismo a telemóveis, estamos certos de que todos os anunciantes encontrarão uma categoria à medida do seu negócio. E com mais de 500 milhões de utilizadores interessados nessas categorias que visitam a Rede de Display diariamente poderá atingir um elevado número de potenciais clientes. Paga apenas por cliques ou impressões a preços de leilão, como sempre. Os nossos anunciantes beta utilizaram as categorias de interesse para atingir com sucesso todos os tipos de objetivos, desde um anunciante a aumentar a promoção da marca em 40% a um retalhista de sapatos a gerar 400% mais de conversões a um menor custo com publicidade por venda.
À medida que disponibilizámos categorias de interesse a mais anunciantes, permanecemos comprometidos com o conceito de fornecer aos utilizadores o mais elevado nível de controlo e transparência. Os utilizadores podem, em qualquer altura, visualizar e editar categorias de interesse ou excluir permanentemente a receção de anúncios baseados em interesse usando o
Gestor de Preferências de Anúncios
. Além disso, etiquetámos os nossos anúncios com o
logótipo Anúncios Google
para fornecer aos utilizadores avisos e opção de escolha sobre os anúncios visualizados.
Esperamos que utilize estas
categorias de interesse
para aumentar as suas campanhas de anunciante. Cremos que as considerará uma forma eficaz de alcançar mais utilizadores interessados, de aumentar a notoriedade dos seus produtos e serviços e, em última análise, de gerar mais vendas. Pode visitar o nosso
Centro de Ajuda
para saber mais (de momento, disponível apenas em Português do Brasil).
Postado por Jon Krafcik, Gestor de Produto, Rede de Display da Google
Otimização - Parte 2
24 de junho de 2011
Esta é uma continuação da nossa série acerca da otimização básica da conta. No artigo anterior certificámo-nos de que a conta estava devidamente estruturada e que continha uma lista de palavras-chave e anúncios eficazes. Nestes artigos, abordaremos duas definições da campanha básicas:
segmentação e orçamento
.
1. Segmentação
Existem dois tipos de segmentação interligados:
idioma e localização
. Naturalmente, você é que sabe onde pode encontrar os seus potenciais clientes. Contudo, regra geral, em vez de transmitir a sua publicidade por todo o mundo, faz sentido concentrar os seus esforços nos países com mais potencial. Caso os seus serviços estejam, por natureza, mais localizados, sugerimos então que especifique uma cidade ou região e não o país inteiro.
Seguem-se algumas sugestões sobre segmentação por idioma regional:
- Está interessado no mercado francês? Crie uma campanha separada que
segmente o idioma francês
e escreva anúncios e palavras-chave adequados. Para manter os seus anúncios o mais relevantes possível, não os utilize todos numa única campanha.
- Verifique a eficácia da sua campanha por país (separador "Dimensões", por vezes, para o ver é necessário clicar na seta à direita do separador por cima do gráfico e, em seguida, em "Localização Geográfica") e elimine os países com o
CTR
mais baixo ou, ainda melhor, com a
taxa de conversão
mais baixa.
- Se escolher o Reino Unido como país nas definições para
segmentação geográfica
, os visitantes localizados em França, por exemplo, verão os seus anúncios quando pesquisarem em Google.co.uk. Os visitantes de fora do Reino Unido não lhe interessam? Em vez de escolher o Reino Unido como país, adicione manualmente cada
região
("Definições", "Localizações") e o problema fica resolvido.
-
Uma campanha = um idioma
. Não faz sentido apresentar anúncios em alemão a quem fala francês. Mas existe uma exceção. Por vezes, faz sentido adicionar o inglês ao russo, ao ucraniano ou a outros idiomas nacionais se pretende abranger todos os utilizadores possíveis de um determinado país. Mas neste caso é necessário garantir que a sua segmentação geográfica se concentra apenas nos países relevantes. Não vai querer apresentar anúncios de lavandarias de Helsínquia a falantes da língua inglesa na Austrália.
2. Orçamento
Como posso escolher um orçamento? Quanto dinheiro será gasto em publicidade? A resposta à primeira pergunta fica à sua consideração. No entanto, a resposta à segunda é fornecida pelas estatísticas. Por exemplo, tem três campanhas, mas não pode gastar mais de 600Eur por mês em publicidade. Significa que serão necessários 200Eur por mês para cada campanha. Assim, por predefinição, o orçamento diário de cada campanha será de cerca de 6,66Eur. Uma das campanhas é mais importante que as outras duas? Atribua a essa campanha 3,66Eur por dia e 1,5Eur às outras duas.
Como sempre, aqui fica um conselho e algumas sugestões de definição de um
orçamento diário
:
- Veja quantas impressões se perderam devido a um orçamento insuficiente. Para isso, na página que apresenta uma descrição geral de todas as suas campanhas, clique no botão "Colunas" acima do gráfico e selecione a caixa "Desempenho". Para cada campanha, pode ver a
percentagem de impressões
perdidas devido ao seu orçamento.
- Existem muitas impressões perdidas devido ao seu orçamento ou os anúncios deixaram de ser apresentados porque o orçamento para o dia seguinte esgotou? Tente
redistribuir o seu orçamento entre as campanhas
. Não foi suficiente? Pode ser boa ideia pensar no aumento do orçamento geral da conta e distribuir os recursos pelas várias campanhas.
- Nas definições da campanha ("Lance e orçamento", "Posição preferencial, método de fornecimento") pode escolher entre
fornecimento acelerado
ou
padrão
. Na primeira opção, o sistema apresentará os seus anúncios com a maior frequência possível, independentemente do orçamento, enquanto a segunda opção tentará distribuir o orçamento uniformemente ao longo do dia.
- Nalguns dias, o sistema pode permitir um
"valor acima do orçamento da conta"
. Não se preocupe, este valor será compensado por um valor abaixo do orçamento noutro dia ou por uma correção de crédito. Em qualquer dos casos, na média diária do período contabilístico, não pagará mais do que o seu orçamento diário.
Seguindo as recomendações deste artigo e do artigo anterior, aprendemos como configurar uma conta devidamente estruturada com um orçamento e segmentação adequados. Falta apenas abordar alguns aspetos: configurar devidamente os posicionamentos e os lances e controlar o desempenho da conta. Estes tópicos serão clarificados nos próximos artigos. Fique atento às atualizações!
Postado por Aleksei Petrov, Equipa do AdWords
Otimização - Parte 1
21 de junho de 2011
Quando trabalha na otimização e no melhoramento da eficácia de algumas das contas dos seus anunciantes, pode encontrar uma grande variedade de problemas. E embora muitos destes problemas tenham características específicas, a maioria pode ser resolvida através de abordagens gerais. Neste artigo tentarei descrever brevemente os aspetos de uma conta que são o centro da nossa atenção durante a otimização inicial. Agora qualquer anunciante pode vestir a pele de um especialista em otimização e efetuar uma configuração básica da conta.
1. Estrutura da Conta
Campanha 1, Grupo de anúncios N.º 1. Habitualmente é aqui que a estrutura de uma conta começa e termina. Mas ter a estrutura da conta adequada é a base para tudo. Sem ela, a otimização é inconsequente. Não se constrói uma casa a partir do telhado. Deste modo, antes de continuar, certifique-se do seguinte:
- A sua Campanha publicitária é a "janela" para o seu Web site, refletindo os tipos de produtos e serviços que oferece.
- Configurou parâmetros globais (segmentação, orçamento) ao nível da
Campanha
.
- Configurou
Grupos de anúncios
diferentes dedicados a cada um dos produtos.
Grupos de anúncios
com um tema único ou destinados apenas a um grupo de visitantes são agrupados ao nível da
Campanha
. Não se preocupe se tiver um grande número de
Grupos de anúncios
, é sinal que tem uma conta eficaz.
2. Anúncios
É habitual os anunciantes dizerem "Venha ver. Acha que este anúncio é bom?" É difícil responder a esta pergunta objetivamente. Escrever anúncios é um processo criativo. A exclusividade de cada anúncio no AdWords é exatamente o que o torna interessante, tanto para os visitantes como para os anunciantes. Ao mesmo tempo, também precisa de garantir que o seu anúncio é simples, mas profissional. A clareza do significado, a ausência de erros gramaticais e a exclusividade podem tornar o seu anúncio interessante e atrativo para os visitantes.
- Crie dois ou três anúncios em cada
grupo de anúncios
e coloque-os on-line um de cada vez. Isto permitir-lhe-á avaliar a eficácia de cada anúncio.
- Utilize expressões apelativas como "Entrega Gratuita", mas certifique-se de que é mesmo gratuita.
- Regra geral, os anúncios funcionam melhor se o
URL de destino
conduzir ao produto anunciado e não à página inicial do Web site. Se o visitante procurar um frigorífico, não se irá interessar por tábuas de engomar.
3. Palavras-chave
As palavras-chave são uma ponte que liga o visitante ao seu anúncio e Web site. Deste modo, uma lista de palavras-chave eficaz é uma garantia de que o seu anúncio só será apresentado aos visitantes interessados. De igual modo, o índice de qualidade de uma palavra-chave tem impacto direto no custo por clique: quanto mais elevado o índice de qualidade, mais reduzido será o custo por clique: sempre e sem exceções. Assim, deve considerar o seguinte quando criar uma lista de palavras-chave:
- Na maioria dos casos, o
grupo de anúncios
não deve conter mais de 10 a 20 palavras-chave. Se a sua lista de palavras-chave se tornar significativamente maior, é uma indicação clara de que o grupo de anúncios não está definido com a restrição suficiente. Pode ser boa ideia dividir este grupo em dois ou três grupos.
- Primeiro, pode aproveitar ideias para palavras-chave do seu próprio Web site ou da sua experiência anterior. Vista a pele dos visitantes e tente perceber que palavras utilizariam para procurar o seu produto. Se não tiver mais ideias, a "Ferramenta de Palavras-chave" pode ajudá-lo com sugestões (separador
Relatórios e Ferramentas
).
- As palavras-chave negativas são suas amigas. Ajudam-no a filtrar as pesquisas inúteis e evitam gastar dinheiro a mais. Através da função "Ver termos de pesquisa..." do separador
Palavras-chave
, pode saber quais são os termos de pesquisa irrelevantes e adicionar palavras-chave negativas. Isto também o irá ajudar a encontrar novas ideias para palavras-chave. Filtrar os termos de pesquisa não é só o único princípio básico de qualquer esforço de otimização, é também uma tarefa de rotina que terá de efetuar ocasionalmente. Não há como fugir a isso.
Executar as tarefas referidas acima permite-nos usufruir de uma base sólida: uma conta estruturada com anúncios e palavras-chave eficazes. Nos artigos seguintes, poderá ler acerca da segmentação geográfica, lances e orçamentos, posicionamentos de anúncios e como controlar o desempenho das suas campanhas.
Postado por Aleksei Petrov, Equipa do AdWords
Mostrar o domínio do URL de visualização no título de anúncios selecionados no Google
13 de junho de 2011
Num anúncio do AdWords, o URL de visualização pode ser o último elemento, mas não é certamente o menos importante. De facto, o URL de visualização pode ser um fator decisivo quando um utilizador clica no seu anúncio.
É por isso que agora mostraremos automaticamente o domínio do URL de visualização no título de anúncios selecionados com posicionamento superior no Google. Como resultado, a sua marca será apresentada de forma mais destacada no anúncio, ao mesmo tempo que permite a utilização do texto do título para destacar outras informações. Por outro lado, os potenciais clientes poderão identificar mais facilmente o Web site para o qual serão direcionados após clicarem no anúncio.
Antes
(Clique para ver imagem original)
Depois
(Clique para ver imagem original)
Quando apresentado no título, o URL de visualização será separado do resto do texto por uma barra vertical e incluirá apenas o domínio e não o prefixo "www." ou quaisquer subdiretórios. O URL de visualização continuará também a ser apresentado normalmente abaixo da linha de descrição. Claro que se o título já contiver o domínio, não o apresentaremos novamente. Por fim, é possível apresentar o domínio do URL de visualização para além de uma linha de descrição
promovida
para
o
título
, desde que o título resultante tenha sessenta e oito carateres ou menos.
Este é um lançamento global que afeta todos os países e idiomas. Para mais informações, visite o
Centro
de Ajuda
.
Postado por Lisa Shieh, Equipa do Inside AdWords
Bem-vindos ao Blog Oficial do Google AdWords Portugal
9 de junho de 2011
No blog do AdWords irá encontrar dicas para optimizar os seus textos de anúncios e palavras-chave, saber das últimas novidades e conhecer as ferramentas do AdWords para aumentar o retorno do seu investimento. Pretendemos oferecer um conteúdo dinâmico e variado para que possa aprender mais sobre o AdWords.
Este blog é actualizado pelos próprios Googlers que trabalham diariamente com o AdWords. O nosso objectivo passa também por incluir informações elaboradas especialmente para as necessidades dos anunciantes Portugueses.
Esperamos que achem este blog útil! Poderão entrar em contacto connosco a qualquer altura através do email inside-adwords-portugal@google.com.
Postado por Daniel, Equipa do AdWords Portugal
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