O mundo dos dispositivos móveis continua a elevar a fasquia para os profissionais de marketing: à medida que os consumidores utilizam cada vez mais os smartphones para tratar do que precisam, também esperam uma assistência rápida e sem problemas. Para os ajudar nestes momentos com anúncios personalizados mais úteis, precisa de ferramentas escaláveis e fáceis de utilizar, que lhe permitam gerir o seu marketing de formas mais inteligentes.
O mundo dos dispositivos móveis continua a elevar a fasquia para os profissionais de marketing: à medida que os consumidores utilizam cada vez mais os smartphones para tratar do que precisam, também esperam uma assistência rápida e sem problemas. Para os ajudar nestes momentos com anúncios personalizados mais úteis, precisa de ferramentas escaláveis e fáceis de utilizar, que lhe permitam gerir o seu marketing de formas mais inteligentes.

No Google Marketing Next, partilhámos a próxima geração de ferramentas do AdWords, DoubleClick e Google Analytics, cada uma delas moldada pelos seus comentários e desenvolvida para o ajudar a trabalhar da forma mais produtiva e eficiente possível.

Apresentamos um resumo em seguida!


A nova experiência do AdWords vai ficar disponível para todos os anunciantes no final do ano

A nova experiência do AdWords assinala a alteração mais poderosa que fizemos à forma como os anunciantes visualizam e gerem as campanhas em mais de 15 anos. A reformulação torna o AdWords consideravelmente mais fácil de utilizar para o ajudar a atingir os seus objetivos de marketing únicos e a fazer tudo o que pretende.

No início deste ano, pré-visualizámos algumas das novas ferramentas e funcionalidades da nova experiência do AdWords. Estas incluem a nova página Descrições gerais, que apresenta automaticamente estatísticas relevantes acerca do seu desempenho para que possa tomar medidas mais rapidamente.

Conheça mais novidades:

Criação de campanhas

Crie campanhas desenvolvidas com base nos seus objetivos de marketing

Estimativas de desempenho

Veja estimativas de desempenho para o ajudar a planear as campanhas da Rede de Display


Relatório das páginas de destino


Saiba como as páginas de destino estão a afetar o desempenho da campanha

Temo-nos deparado com resultados inspiradores desde que implementámos a nova experiência do AdWords. Vemos que as páginas carregam muito mais rapidamente: em média, 20% mais depressa. Clientes, como a iProspect North, também referiram que o novo design e o novo esquema lhes permite concluir tarefas diárias em menos 30% do tempo. A partir de hoje, vamos implementar a nova experiência em milhões de contas do AdWords adicionais e esta nova experiência vai estar disponível para todos os anunciantes até ao final do ano. Comece por rever o nosso guia de práticas recomendadas.


A união faz a força: integração do Google Optimize e do Google Surveys 360 no AdWords

Os seus fluxos de trabalho de marketing devem ser contínuos e integrados, da gestão dos meios à otimização do site e à recolha de estatísticas de desempenho. Desta forma, poderá aplicar facilmente os conhecimentos de um passo para o outro, bem como tomar medidas mais rapidamente. Com as novas integrações do Google Optimize e do Google Surveys 360 no AdWords, vai poder testar páginas de destino e obter informações acerca dos seus anúncios de forma mais eficaz.

O Optimize está disponível globalmente para todos os anunciantes de forma gratuita e ajuda os profissionais de marketing a testar e a proporcionar experiências personalizadas nos sites para melhorar o desempenho. Com a integração do Optimize no AdWords, pode criar rápida e facilmente novas versões das páginas de destino e, posteriormente, aplicá-las a qualquer combinação de campanhas, grupos de anúncios e palavras-chave do AdWords, não sendo necessária qualquer programação ou webmaster. Por exemplo, numa campanha de verão de vestuário de praia, teste se uma página de destino que inclua uma imagem de veraneantes tem um melhor desempenho em comparação com uma página de destino que apresente a sua última coleção de fatos de banho. O Optimize irá determinar qual é a melhor variação para a sua empresa e ajudá-lo a rentabilizar mais as suas campanhas do AdWords.

Com o Surveys 360, é fácil criar um inquérito, encontrar uma amostra de público-alvo específico na Web e gerar resultados em apenas alguns dias. A integração do Surveys 360 no AdWords permite-lhe segmentar facilmente inquéritos para pessoas nos seus públicos-alvo de remarketing para o ajudar a compreender o motivo inerente à reação dos consumidores ao seu marketing. Por exemplo, pergunte aos consumidores o que consideraram ser a parte mais atrativa do anúncio. Em alternativa, se pretender saber o que os clientes pensaram das páginas de destino que testou na campanha de verão de vestuário de praia, crie rapidamente um inquérito e pergunte aos visitantes do site o que, para eles, se destacou na página.


Planeamento mais inteligente no DoubleClick Bid Manager

A revolução programática concentrou-se em combinar os dados, a aprendizagem automática e a automação para gerar um melhor desempenho. Contudo, apenas algumas destas vantagens foram aplicadas ao mundo do planeamento de meios. Para o ajudar a poupar tempo e a melhorar o desempenho, estamos a transpor o poder da aprendizagem automática para o planeamento de campanhas com um novo fluxo de trabalho no DoubleClick Bid Manager.

O Bid Manager utiliza a aprendizagem automática para analisar as campanhas anteriores e compreender onde obteve um melhor desempenho anteriormente. Com estas informações, irá recomendar o inventário e a segmentação certos para alcançar o público-alvo com base nos seus objetivos de marketing únicos. O resultado é um plano de meios otimizado, personalizado à medida da sua empresa, que depois poderá ajustar, aprovar e ativar com apenas um clique.



Novo fluxo de trabalho no DoubleClick Bid Manager


"O planeamento no DoubleClick Bid Manager ajuda-nos a identificar o inventário e as estratégias certos numa questão de segundos. Agora, podemos investir ainda mais tempo a compreender o nosso público-alvo em vez de nos preocuparmos com as formas de o alcançar."
Louise Lévesque, vice-presidente, marketing e patrocínios, National Bank of Canada

O Unique Reach chegou às campanhas da Rede de Display do AdWords e ao DoubleClick

Assim que os seus anúncios começam a ser apresentados, quer saber quantas pessoas estão a vê-los. O alcance e a frequência são métricas distintivas para medir o impacto das campanhas da Rede de Display e de vídeo atuais. Simultaneamente, tem de ser ponderado quanto à frequência com que se liga a um utilizador único para evitar sobrecarregá-lo. Atualmente, 30% das pessoas utilizam 5 ou mais dispositivos[1], o que significa que, se alcançar uma pessoa três vezes em cada ecrã, poderá estar a mostrar-lhe quinze anúncios!

No início do ano, lançámos o Unique Reach para o YouTube no AdWords e, brevemente, iremos expandir a disponibilidade às campanhas da Rede de Display no AdWords. Também vamos implementar o Unique Reach no DoubleClick para todos os seus anúncios de vídeo e de visualização, independentemente de onde são apresentados. O Unique Reach ajuda-o a calcular o número de utilizadores únicos e as impressões médias por utilizador que obtém a partir dos anúncios de vídeo e de visualização. As métricas duplicadas são removidas dos vários dispositivos, campanhas, inventário e formatos para que possa ver quantas pessoas alcançou e com que frequência.

Mal podemos esperar para lhe disponibilizar estas novas ferramentas para conhecermos a sua opinião e para o ajudar a trabalhar de forma mais rápida e inteligente. Volte a ver aqui a apresentação das mais recentes inovações no Google Marketing Next.

Até ao próximo ano!



Publicado por Paul Muret, vice-presidente da Rede de Display, vídeo e Analytics

[1] Google / TNS Connected Consumer Survey, população dos EUA maior de 18 anos, n = 1000, 1.º trimestre de 2016

Para ter sucesso nos dispositivos móveis, deve compreender primeiro os aspetos básicos que os rodeiam. As pessoas escolhem marcas que satisfazem as suas necessidades de forma instantânea e homogénea. Isto significa que independentemente do aspeto fantástico que o seu site possa ter, se demorar muito a carregar, os utilizadores irão abandoná-lo e o anunciante irá perder oportunidades.
Para ter sucesso nos dispositivos móveis, deve compreender primeiro os aspetos básicos que os rodeiam. As pessoas escolhem marcas que satisfazem as suas necessidades de forma instantânea e homogénea. Isto significa que independentemente do aspeto fantástico que o seu site possa ter, se demorar muito a carregar, os utilizadores irão abandoná-lo e o anunciante irá perder oportunidades.



A iniciativa de código aberto Accelerated Mobile Pages (AMP) Project (Projeto Páginas para dispositivos móveis aceleradas) foi lançada há 18 meses para ajudar a melhorar a Web com experiências mais rápidas. Desde então, temos vindo a expandir a apresentação de páginas AMP de carregamento rápido na Pesquisa Google. Começámos pelo carrossel de notícias principais e alargámos essa apresentação a listagens de pesquisa orgânica.

Hoje apresentamos duas novas formas de explorar a velocidade de AMP para melhorar o desempenho da publicidade. Em primeiro lugar, vamos lançar uma nova versão beta do AdWords que lhe permite utilizar páginas AMP de carregamento rápido como as páginas de destino dos seus anúncios de pesquisa. Em segundo lugar, vamos acelerar os anúncios publicados na Rede de Display da Google ao utilizar a mesma tecnologia que torna as páginas AMP tão rápidas.


Melhorar o ROI da campanha com páginas de destino AMP super-rápidas

Já referimos antes que o tempo mediano de carregamento de uma página AMP da Pesquisa Google é inferior a um segundo. Como se isso já não fosse suficientemente rápido, na semana passada, anunciámos que estas páginas são agora duas vezes mais rápidas. Não admira que o formato AMP tenha registado níveis de adoção tão elevados, com mais de 2 mil milhões de páginas AMP publicadas a partir de 900 000 domínios. Johnson & Johnson, Toll Brothers e eBay são anunciantes que já obtiveram uma maior interação com as respetivas marcas ao direcionarem as pessoas para páginas AMP a partir dos resultados da pesquisa orgânica.

A nova versão beta do AdWords transporta as vantagens do desempenho das páginas para dispositivos móveis mais rápidas para as campanhas de pesquisa. Agora, quando os anunciantes associarem os respetivos anúncios de pesquisa a páginas de destino AMP, os consumidores irão usufruir das experiências Web para dispositivos móveis rápidas que se habituaram a esperar das páginas AMP na Pesquisa Google. Se tiver interesse em participar na versão beta, inscreva-se aqui.

"Compreendemos a importância da velocidade na apresentação de campanhas de publicidade eficazes. Por isso, estamos muito entusiasmados com a aplicação da velocidade de AMP às nossas campanhas pagas no AdWords", refere Aaron Cocks, gestor de otimização de marketing online na Toll Brothers.

"A Johnson & Johnson obteve excelentes resultados ao testar o formato AMP com as nossas páginas de informações sobre o produto. Em páginas específicas, verificámos que as mesmas estavam 10 vezes mais rápidas e uma melhoria de 20% nas taxas de interação. A J&J está empenhada em expandir a aplicação de AMP", refere Paul Ortmayer, Head of Digital Analytics, Johnson & Johnson


Assegurar que os anúncios de visualização são vistos com AMP

Quando os anúncios carregam rapidamente, a probabilidade de as pessoas os verem é maior. Isto significa que os orçamentos para meios de comunicação funcionam de forma mais eficaz e que as estratégias de mensagens atingem todo o seu potencial. Os anúncios de carregamento rápido também criam melhores experiências para os utilizadores.

Para tornar as experiências de anúncios na Web muito melhores e mais rápidas, o AMP Project lançou a AMP Ads Initiative (Iniciativa de anúncios AMP) no ano passado. A iniciativa aplica a tecnologia ao fornecer páginas AMP de carregamento rápido aos anúncios.

A partir de hoje, um número significativo de anúncios mostrados em páginas AMP na Rede de Display da Google são automaticamente convertidos e publicados no novo formato de anúncio AMP. Descobrimos que estes anúncios carregam até 5 segundos mais rápido do que os anúncios normais, apesar de o criativo parecer exatamente o mesmo. Em última análise, isto faz com que as suas mensagens sejam realmente vistas pelo público-alvo pretendido e que a experiência dos utilizadores com a sua marca seja homogénea.



A velocidade é importante. Para satisfazer as necessidades dos clientes atualmente, é preciso ser rápido. Transportar a velocidade e o desempenho de AMP para a publicidade vai ajudar a apresentar campanhas mais eficazes que acompanham as expetativas dos consumidores em termos de rapidez.



Publicado por: Jerry Dischler, vice-presidente de gestão de produtos, AdWords

Enquanto São Francisco ainda acordava na passada terça-feira, eu e a minha equipa preparávamo-nos para receber mais de mil profissionais de marketing de todo o mundo no ...
Enquanto São Francisco ainda acordava na passada terça-feira, eu e a minha equipa preparávamo-nos para receber mais de mil profissionais de marketing de todo o mundo no Google Marketing Next, o evento anual em que revelamos as mais recentes inovações relativas a anúncios, a análise e ao DoubleClick.

O grande tema falado no dia foi a aprendizagem automática. Esta tecnologia é fundamental para ajudar os profissionais de marketing a analisar inúmeros sinais em tempo real e alcançar os consumidores com anúncios mais úteis nos momentos certos. A aprendizagem automática também é essencial para avaliar o percurso dos consumidores, que agora engloba vários dispositivos e canais, tanto no mundo digital como no real.

É atualmente uma tendência crescente e importante para os profissionais de marketing e continuará a moldar a forma como trabalha para alcançar o sucesso.

Segue-se uma visão de algumas das funcionalidades que anunciámos. Existem muitas mais que mal posso esperar para partilhar. Ligue e veja.


Olá Google Attribution, adeus último clique

Na passada terça-feira, anunciámos o Google Attribution, um novo produto para responder à pergunta que desafia os profissionais de marketing há anos: "O meu marketing dá resultado?" Pela primeira vez, o Google Attribution permite que todos os profissionais de marketing avaliem o impacto do respetivo marketing nos vários dispositivos e canais, num único local e sem custos adicionais.

Com o complexo percurso de cliente atual, a sua empresa pode ter uma dezena de interações com uma única pessoa, na Rede de Display, em vídeo, na Rede de Pesquisa, nas redes sociais e no seu site ou na sua aplicação. Todos estes momentos ocorrem em vários dispositivos, o que torna ainda mais difícil a sua avaliação.

Há anos que os profissionais de marketing tentam utilizar a atribuição, mas as soluções existentes simplesmente não estão à altura. A maioria das ferramentas de atribuição:

  • são difíceis de configurar; 
  • perdem o rasto ao percurso do cliente quando as pessoas mudam de dispositivo; 
  • não são integradas com ferramentas de anúncios, o que dificulta a tomada de medidas.

Consequentemente, muitos profissionais de marketing continuam a utilizar a atribuição ao último clique, que não inclui o impacto da maioria dos pontos de contacto de marketing. Com o Google Attribution, ajudamos a compreender como todas as suas iniciativas de marketing se conjugam e proporcionamos as informações de que necessita para as tornar mais complementares.

Veja como funciona:



A integração com o AdWords, o Google Analytics e o DoubleClick Search facilita a reunião dos dados de todos os seus canais de marketing. O resultado final é uma perspetiva completa do seu desempenho.

O Google Attribution também facilita a mudança para a atribuição com orientação por dados. A atribuição com orientação por dados utiliza a aprendizagem automática para determinar o crédito a atribuir a cada passo do percurso do cliente, desde a primeira vez que interage com a sua marca para pesquisa preliminar até ao clique final antes da compra. Analisa os padrões de conversão únicos da sua conta, através da comparação dos caminhos dos clientes com e sem conversão, para que obtenha resultados que representem com exatidão a sua empresa.

Finalmente, com Google Attribution, pode tomar medidas rapidamente para otimizar os anúncios porque se integra com ferramentas de anúncios, como o AdWords e o DoubleClick Search. Os resultados ficam imediatamente disponíveis para a criação de relatórios, a atualização de lances ou a redistribuição do orçamento entre canais.

"Tendo em conta o atual panorama de utilização de vários dispositivos, a medição em vários canais e a atribuição são indispensáveis para a HelloFresh dispor de uma perspetiva de 360º do percurso dos clientes e fornecem os melhores dados para tomarmos as melhores decisões"
- Karl Villanueva, diretor de publicidade de pesquisa paga e de visualização

O Google Attribution está em fase beta e vai ser implementado para mais anunciantes nos próximos meses.


As inovações dos anúncios locais para dispositivos móveis levam mais consumidores às lojas

Os dispositivos móveis esbateram a fronteira entre o mundo digital e o mundo real. Embora a maioria das compras ainda seja efetuada na loja, as pessoas utilizam cada vez mais os smartphones para pesquisar antecipadamente, em especial no Google e no Google Maps.



Para ajudar os consumidores a decidir aonde ir, os profissionais de marketing estão a utilizar inovações como os Locais promovidos e os Anúncios de inventário local para apresentar ofertas especiais e os produtos em stock nas lojas perto. Agora, também lhes pode facilitar a tarefa de localizar uma loja a partir dos seus anúncios de vídeo do YouTube com as extensões de localização.

Em 2014, apresentámos a medição de visitas à loja para ajudar os profissionais de marketing a obter mais informações acerca dos percursos de consumidor que começam online e terminam numa loja. Em menos de três anos, os anunciantes de todo o mundo mediram mais de 5 mil milhões de visitas à loja com o AdWords.

Só a Google tem a tecnologia avançada de aprendizagem automática e mapeamento para o ajudar a medir com exatidão as visitas à loja em grande escala e a utilizar estas informações para proporcionar melhores experiências de anúncios locais. A nossa recente atualização para modelos de aprendizagem profunda permite-nos treinar em conjuntos de dados de maior dimensão e medir mais visitas à loja em cenários complexos com maior confiança. Isto inclui visitas que ocorrem em centros comerciais ou cidades com grande densidade, como Tóquio, no Japão, e São Paulo, no Brasil, onde muitas localizações de empresas estão muito próximas umas das outras.

A medição de visitas à loja já está disponível para campanhas da Rede de Pesquisa, do Shopping e da Rede de Display. Além disso, em breve esta tecnologia vai estar disponível para campanhas TrueView do YouTube, para o ajudar a avaliar o impacto dos anúncios de vídeo no tráfego pedonal das suas lojas.

Ainda assim, a medição das visitas à loja é apenas uma parte da equação. Também é necessário ter informações sobre como os seus anúncios online geram vendas para a sua empresa. Precisa de saber: os meus anúncios online estão a gerar receita? Nos próximos meses, vamos implementar a medição de visitas à loja ao nível do dispositivo e ao nível da campanha. Isto vai permitir-lhe medir a receita na loja, além das visitas à loja geradas pelos seus anúncios de pesquisa e do Shopping.

Se recolher informações de email no ponto de venda para o seu programa de fidelidade, pode importar as transações da loja diretamente para o AdWords, pessoalmente ou através de um parceiro de dados externo. Mesmo que a sua empresa não tenha um programa de fidelidade grande, pode medir as vendas na loja tirando partido das parcerias externas da Google, que capturam aproximadamente 70% das transações de cartões de crédito e débito nos Estados Unidos. Não são necessárias configurações demoradas nem integrações dispendiosas. Também não precisa de partilhar quaisquer informações de cliente. Após a ativação desta funcionalidade, podemos criar automaticamente relatórios sobre as suas vendas na loja no AdWords.

Ambas as soluções efetuam a correspondência das transações com anúncios Google de forma segura e com proteção da privacidade, e apenas comunicam vendas na loja agregadas e anónimas para proteger os seus dados de cliente.

A Virgin Holidays descobriu que, quando inclui as vendas na loja, as campanhas de pesquisa geram o dobro do lucro em comparação com a simples observação dos IEDs online. Um cliente que efetua uma compra na loja depois de clicar num anúncio de pesquisa também é três vezes mais rentável do que uma conversão online. James Libor, gestor de marketing de desempenho e tecnologia, "A medição de vendas na loja dá-nos uma perspetiva mais exata do impacto que o nosso investimento no digital tem nos resultados da loja, especialmente através dos dispositivos móveis. Isto permitiu-nos reforçar o orçamento da pesquisa para dar mais apoio a esta parte crucial do percurso do consumidor.”


A aprendizagem automática proporciona melhores informações sobre o público-alvo para os anúncios de pesquisa

Muitas vezes, as pessoas pesquisam com a intenção de comprar. É por este motivo que estamos a introduzir os públicos-alvo no mercado na Pesquisa, para o ajudar a alcançar utilizadores que estão prontos para comprar os produtos e serviços que oferece. Por exemplo, se tem um concessionário automóvel, pode aumentar o seu alcance entre os utilizadores que já pesquisaram "SUVs com o menor consumo" e "SUVs espaçosos". Os públicos-alvo no mercado utilizam o poder da aprendizagem automática para compreender melhor a intenção de compra. Analisam biliões de consultas e atividade de pesquisa em milhões de Websites para ajudar a perceber quando as pessoas estão prestes a comprar e apresentar anúncios que sejam mais relevantes e interessantes para elas.

Este é um momento importante para os profissionais de marketing. A convergência de dispositivos móveis, dados e aprendizagem automática vai proporcionar novas oportunidades aos profissionais de marketing e eu tenho a satisfação de participar nesta jornada com todos vós.

Veja a apresentação completa no Google Marketing Next, bem como todas as outras inovações para anúncios, análise e Doubleclick.


Publicado por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sénior, área comercial e publicidade

O I/O é uma altura fascinante na Google. Todos os anos, milhares de programadores reúnem-se nas instalações da Google para partilharem novas ideias de produtos e conhecerem as nossas mais recentes inovações no âmbito da computação.
O I/O é uma altura fascinante na Google. Todos os anos, milhares de programadores reúnem-se nas instalações da Google para partilharem novas ideias de produtos e conhecerem as nossas mais recentes inovações no âmbito da computação.

O nosso encontro acontece numa altura empolgante para a comunidade de programadores. É uma altura em que os consumidores têm mais opções do que nunca, como onde comprar, o que ver, o que jogar e como comunicar com os amigos e a família. O seu produto tem de se destacar. Precisa de ferramentas para fazer a sua empresa crescer e tem de garantir que os seus utilizadores estão satisfeitos.

Acreditamos que podemos ajudar.

Esta tarde, eu e a minha equipa vamos partilhar 3 inovações para programadores que facilitam o pagamento dos respetivos serviços pelos utilizadores, a criação de empresas rentáveis e a expansão da base de utilizadores. Veja a nossa transmissão em direto aqui.

Permitir que os utilizadores paguem com a Google

A partir de hoje, o nosso conjunto de soluções de pagamento vai aumentar. A API do Google Payment permite aos comerciantes e aos programadores impulsionarem a conversão de pagamento ao oferecer aos utilizadores uma forma fácil de pagar com os cartões de crédito e de débito guardados na respetiva Conta Google. Os utilizadores terão várias opções de pagamento da Google sempre à mão, como um cartão de crédito ou de débito anteriormente guardado via Android Pay, um cartão de pagamento utilizado nas transações na Play Store ou uma forma de pagamento armazenada através do Chrome. Além disso, os utilizadores vão poder utilizar estas opções de pagamento guardadas em sites para dispositivos móveis e aplicações de terceiros, bem como no Assistente do Google, quando estiverem em viagem.



Efetuar um pagamento com a Google no Panera Bread no Assistente do Google

Para os utilizadores, estas inovações significam um pagamento mais rápido. Agora, nunca vão perder um negócio por estarem dentro do autocarro e não quererem utilizar o cartão de crédito à frente de estranhos. Também deixarão de ter a terrível experiência de encontrarem uma promoção que termina à meia-noite quando estão aconchegados na cama e não têm o cartão de crédito ao pé. Os utilizadores podem poupar tempo e ter menos preocupações ao utilizarem os cartões de crédito ou de débito que já guardaram na respetiva Conta Google sempre que virem a opção de pagar com a Google em aplicações ou sites suportados.

Para os programadores, esta API é uma inovação significativa que pode permitir um pagamento mais rápido, gerar mais conversões, aumentar as vendas e reduzir o número de carrinhos abandonados: tudo com uma simples integração. Saiba mais acerca da nossa API do Google Payment aqui.


Ganhar mais com as suas aplicações no novo AdMob

As pessoas utilizam os respetivos dispositivos móveis ao longo do dia para fazerem compras, comunicarem e divertirem-se. Para os programadores, as compras na aplicação são uma forma de rentabilização. Os anúncios são outra forma.

O AdMob foi criado para suportar o ecossistema das aplicações. Com mais de 1 milhão de aplicações, tanto para iOS como para Android, o AdMob pagou mais de 3,5 mil milhões de dólares em receita de anúncios aos programadores. No entanto, podemos fazer mais para o ajudar a ser bem-sucedido.

Hoje, vamos apresentar um AdMob totalmente reinventado. Completamente reconstruído de raiz, o AdMob é agora mais simples de utilizar e disponibiliza informações mais completas acerca das experiências dos utilizadores na aplicação.

Utilização mais simples: aplicámos o material design a todas as vertentes do aspeto e funcionalidade do AdMob para proporcionar uma experiência intuitiva e de fácil utilização em toda a plataforma, em dispositivos móveis e computadores. Vai fazer mais em menos tempo. Abaixo, poderá ver como é fácil escolher uma aplicação que está a monitorizar, verificar as respetivas métricas principais e, em seguida, tomar medidas rapidamente para otimizar o desempenho da aplicação.


AdMob-Image-Generic-Networks.png

Experiência do AdMob reformulada 

Informações mais completas: também integrámos o Google Analytics para o Firebase no cerne da reformulação do AdMob para que possa aceder rapidamente às métricas mais importantes para a sua empresa. Assim que associar as contas do AdMob e do Firebase, terá acesso a dados detalhados da receita de anúncios e a informações dos utilizadores, como o tempo despendido na aplicação e compras na aplicação: tudo num só lugar.


AdMob Image 2 - Blog.png

Painel de controlo do Google Analytics para o Firebase no AdMob

Saber quem são os utilizadores e localizá-los com campanhas de aplicações universais

Ganhar dinheiro com a sua aplicação é apenas uma peça do puzzle. Também tem de pensar em como aumentar a base de utilizadores.

As inovações da Google no âmbito das aplicações geraram mais de 5 mil milhões de instalações a partir de anúncios e, agora, estamos a ajudar os programadores a gerarem mais de 3 mil milhões de eventos nas aplicações por trimestre, como os utilizadores adicionarem algum produto ao respetivo carrinho ou chegarem ao nível 3 de um jogo. Os programadores foram atraídos pelas Campanhas de aplicações universais (UAC) como sendo o tipo de campanha centralizado que aumenta o alcance e maximiza as instalações de aplicações nas maiores propriedades da Google: Google Play, Pesquisa, YouTube, Gmail e Rede de Display. As UAC utilizam a tecnologia de aprendizagem automática da Google para avaliar vários sinais em tempo real e refinam cada anúncio para ajudar a alcançar os utilizadores mais interessados. Continuamos a apostar nas UAC com a integração das recentes inovações para tornar a promoção de aplicações ainda mais eficaz.

Interaja com os utilizadores em momentos importantes de descoberta com os novos posicionamentos das UAC no Google Play

O sistema Android chega a mais de 2 mil milhões de dispositivos ativos todos os meses e o Google Play está disponível em mais de 190 países de todo o mundo. É o local que os utilizadores visitam para descobrir novas aplicações e jogos. Além de pesquisarem aplicações para experimentar, cada vez mais os utilizadores navegam na Play Store e encontram recomendações de novas aplicações.

Para ajudar estes utilizadores a descobrirem mais aplicações suas, estamos a introduzir novos posicionamentos de anúncios nas páginas iniciais e nas páginas de fichas das aplicações na Google Play Store. Estes novos posicionamentos, disponíveis em exclusivo através das UAC, ajudam-no a alcançar utilizadores no modo de descoberta, quando deslizam rapidamente com o dedo, quando tocam e quando se deslocam na página à procura da próxima aplicação favorita.


Play-Ads-SC-Anim-Sml.gif

Os novos posicionamentos de anúncios alcançam os utilizadores que navegam no Google Play


Descubra mais dos seus melhores utilizadores com novas opções de lance nas UAC

Alguns utilizadores são mais valiosos para a sua empresa do que outros, tais como os jogadores que passam de nível no seu jogo ou os viajantes leais que reservam vários voos por mês. É por esse motivo que estamos a expandir as estratégias de Lances inteligentes nas UAC, para o ajudar a conquistar mais destes utilizadores de grande valor. Com os Lances inteligentes, pode personalizar os lances de acordo com os objetivos únicos da sua empresa: o custo por aquisição alvo (tCPA) ou o retorno do investimento publicitário alvo (tROAS). As UAC apresentam os utilizadores certos com base nos seus objetivos: instalações, eventos e, brevemente, valor. Esta atualização vai começar a ser implementada nos próximos meses para os programadores e os anunciantes que utilizam iOS e Android.

Apresentamos o App Attribution Partners, um novo programa de medição

Muitos programadores utilizam fornecedores de medição de terceiros para avaliar o impacto dos anúncios e obter informações importantes acerca de como os utilizadores interagem com a respetiva aplicação. Para o ajudar a tomar medidas com base nestas informações de uma forma mais rápida e harmoniosa, apresentamos o App Attribution Partners, um novo programa desenvolvido para integrar dados de 7 empresas globais diretamente no AdWords.

Bem-vindo ao adjust, Adways, AppsFlyer, Apsalar, CyberZ, Kochava e TUNE... estamos muito contentes por tê-los connosco!

A integração do AdWords com estes parceiros garante que dispõe de dados consistentes, fiáveis e mais detalhados no local onde revê as métricas da aplicação. Agora, pode tomar medidas com confiança e manter-se a par do desempenho da sua empresa.



Como os consumidores passam muito tempo online, é cada vez mais importante que os programadores criem experiências centradas nos utilizadores em tudo o que fazem: das aplicações que desenvolvem, às experiências que proporcionam, até à forma como ajudam as pessoas a fazerem transações. Sabemos que nem sempre é fácil, por isso, a Google está aqui para ajudar. Teremos muito prazer em continuar esta viagem consigo.

Publicado por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sénior, área comercial e publicidade

Existem mais momentos do que nunca ao longo do dia para as empresas interagirem com os clientes. É fundamental que os profissionais de marketing saibam quais são os momentos importantes e os que não são.
Existem mais momentos do que nunca ao longo do dia para as empresas interagirem com os clientes. É fundamental que os profissionais de marketing saibam quais são os momentos importantes e os que não são.

O processo de pesquisa não é linear e as pessoas normalmente não iniciam e terminam este processo ao pesquisarem "o produto exato que já sei que quero comprar". As pessoas têm tendência para clicar em vários anúncios antes de concluírem uma conversão. Com este processo, é desafiante atribuir o crédito adequado onde é devido. A atribuição associada ao último clique, a escolha predefinida no AdWords, ignora tudo à exceção do clique final no anúncio, ou seja, o passo final do processo de pesquisa.

Como profissional de marketing, é fundamental compreender quais dos seus cliques causam o maior impacto, quer sejam ou não o último clique antes de uma conversão.

A atribuição com orientação por dados (AOD) utiliza a tecnologia de aprendizagem automática da Google para determinar o crédito a atribuir a cada clique durante o percurso do utilizador. A AOD permite-lhe compreender quanto crédito deve atribuir ao clique num anúncio relativo à pesquisa "funcionalidades de um produto que penso que quero". Embora não exista uma conversão imediata, pode ver que é muito mais provável que as pessoas que clicam nesse anúncio se tornem clientes posteriormente.

A AOD foi introduzida no AdWords em maio de 2016 e, desde então, temos analisado de que forma afeta o desempenho. Uma análise recente a centenas de anunciantes que utilizam a AOD demonstrou que o desempenho melhorou em comparação com a atribuição associada ao último clique:

Em comparação com a atribuição associada ao último clique, a AOD resulta normalmente em mais conversões com um custo por conversão semelhante.


Na Rede de Pesquisa, a orientação por dados é agora o modelo recomendado para todos os anunciantes elegíveis. É uma forma mais eficaz de medir e otimizar o desempenho.


Como funciona a atribuição com orientação por dados

A AOD é diferente dos modelos de atribuição baseados em regras. Utiliza os dados de conversão da sua conta para calcular a contribuição real de cada clique num anúncio de pesquisa ao longo do caminho de conversão. Ao comparar os caminhos dos clientes que efetuam conversões com os caminhos dos clientes que não efetuam conversões, a AOD determina o que realmente importa para cada caminho de conversão.

Desde que a respetiva conta tenha cliques e conversões suficientes, o anunciante é elegível para a AOD. Através da aprendizagem automática, criamos um modelo personalizado para cada um dos seus tipos de conversão. Para avaliar o que é importante, o modelo observa o que os seus clientes fazem antes da conversão e o que fazem quando não efetuam a conversão. Com a aprendizagem automática da Google, os modelos continuam a melhorar ao longo do tempo. Leia mais acerca da AOD.


As vantagens de saber quais são os cliques importantes

Saiba como a AOD já criou valor para outras empresas:


A Select Home Warranty, que fornece garantias a proprietários de casas para projetos de reparações domésticas nos Estados Unidos, registou um aumento de 36% dos potenciais clientes e uma diminuição de 20% no custo por conversão depois de mudar para a AOD.


"A mudança para um modelo de atribuição com orientação por dados desbloqueou o crescimento da nossa empresa, pois permitiu-nos atribuir o crédito adequado em dispositivos móveis e palavras-chave não relacionadas com a marca, o que resultou num aumento considerável das conversões globais.", Joseph Shrem, fundador, Select Home Warranty


A medpex é uma das maiores farmácias com encomendas por correio da Alemanha. Com os Lances inteligentes e a atribuição com orientação por dados, gerou mais 29% de conversões e diminuiu o custo por conversão em 28%.

"Um algoritmo tem uma melhor capacidade de reação a alterações dinâmicas, como mudanças dos preços da concorrência ou problemas de fornecimento, do que qualquer otimização manual.", Frank Müller, diretor de marketing, medpex


A H.I.S., uma agência de viagens com presença global em mais de cem cidades de todo o mundo, combinou a AOD com os Lances inteligentes e os anúncios de pesquisa dinâmicos e aumentou as conversões em 62% com um custo por conversão constante.

"A atribuição com orientação por dados ajudou-nos a adquirir novos utilizadores, pois conseguimos reforçar a nossa abordagem aos utilizadores na fase de ponderação.", Ryoko Kume, comunicações com o cliente, promoções na Web, sede da H.I.S., divisão WEB

Atualizar o modelo

É fácil fazer esta alteração. Ao alterar as definições da ação de conversão, utilize o menu pendente na secção Modelo de atribuição para selecionar Com orientação por dados como o seu modelo de atribuição.



A partir desse momento, a coluna "Conversões" no AdWords passa a indicar as suas conversões com base no novo modelo de AOD. Os Lances inteligentes irão ajustar-se automaticamente a esta nova forma de medir as conversões. Se estiver a licitar manualmente, utilize as colunas "modelo atual" para efetuar o conjunto inicial de ajustes. Encontra estes ajustes no conjunto de colunas da atribuição.

Tirar o máximo partido da AOD

A atualização da coluna "Conversões" é um passo importante, mas existem outros passos para garantir que o potencial da sua conta é otimizado ao máximo:
  • Ajuste os lances tendo em conta as novas conversões baseadas na AOD. Assim que atualizar o modelo de atribuição, as colunas "Conversões" irão começar a ser preenchidas com estatísticas que refletem a sua escolha. A partir daqui é fácil: otimize os lances de forma a considerar os números nessas colunas. A abordagem recomendada é adotar uma estratégia de Lances inteligentes do AdWords, como o CPA alvo ou o ROAS alvo. Encontra o histórico de desempenho para aquele modelo nas colunas "modelo atual", que deve utilizar à medida que efetua alterações de lance iniciais.
  • Dê algum tempo à AOD. Pode demorar algum tempo até que o caminho de conversão de um utilizador comece a obter vários cliques. Dê aos utilizadores a oportunidade de efetuarem uma conversão ou uma compra antes de avaliar os resultados. Assim que a sua conta estiver estabelecida no novo método, deixe passar algumas semanas enquanto recolhe resultados.
  • Volte a avaliar palavras-chave com tendência para surgir inicialmente no caminho do clique. A atribuição associada ao último clique pode ter favorecido algumas palavras-chave em detrimento de outras. Agora que está a avaliar melhor o que realmente importa, pode constatar que algumas campanhas fazem uma grande diferença no percurso do utilizador. Esta diferença pode não ter sido adequadamente avaliada no passado.
  • Pare de rever métricas de conversão assistida. Nos próximos meses, vamos remover das suas tabelas e relatórios de estatísticas as colunas que fazem referência a conversões assistidas.

Veja este vídeo para obter mais informações acerca de como começar a utilizar a atribuição com orientação por dados. Para obter orientações mais detalhadas, incluindo os passos a seguir para testar corretamente um novo modelo de atribuição, consulte as nossas práticas recomendadas para ir além da atribuição associada ao último clique.

Recomendamos a AOD para todos os anúncios de pesquisa e estamos empenhados em melhorar a AOD noutros locais. Também pode tomar medidas relativamente à AOD se utilizar a DoubleClick Search. Além disso, a AOD também está disponível no Google Analytics 360 e no Attribution 360. Vamos continuar a investir na AOD para a tornar ainda melhor em várias plataformas.


Publicado por

Joan Arensman, gestora de produto, Atribuição do AdWords

Wilfred Yeung, gestor de produto sénior, lances

Atualmente, existem mais de 3 milhões de aplicações e Websites na Rede de Display da Google (GDN), de conhecidos Websites de notícias às aplicações de jogos mais recentes. Independentemente da forma como os seus clientes se mantêm informados e entretidos na GDN, é importante alcançá-los com mensagens oportunas e relevantes. Para isso, tem de encontrar os clientes certos, personalizar o seu criativo à medida destes clientes e definir os lances ideais.

As Campanhas inteligentes da Rede de Display estão disponíveis para todos os anunciantes, o que lhe permite alcançar facilmente mais clientes na GDN. As Campanhas inteligentes da Rede de Display utilizam o poder da aprendizagem automática da Google para efetuarem as seguintes ações automaticamente:
Atualmente, existem mais de 3 milhões de aplicações e Websites na Rede de Display da Google (GDN), de conhecidos Websites de notícias às aplicações de jogos mais recentes. Independentemente da forma como os seus clientes se mantêm informados e entretidos na GDN, é importante alcançá-los com mensagens oportunas e relevantes. Para isso, tem de encontrar os clientes certos, personalizar o seu criativo à medida destes clientes e definir os lances ideais.

As Campanhas inteligentes da Rede de Display estão disponíveis para todos os anunciantes, o que lhe permite alcançar facilmente mais clientes na GDN. As Campanhas inteligentes da Rede de Display utilizam o poder da aprendizagem automática da Google para efetuarem as seguintes ações automaticamente:

Apenas a Google disponibiliza uma automatização deste tipo em grande escala, o que lhe permite proporcionar experiências mais enriquecedoras aos consumidores e melhores resultados para a sua marca. Na realidade, os anunciantes que utilizam as Campanhas inteligentes da Rede de Display estão a registar um aumento médio de 20% nas conversões com o mesmo CPA(1) em comparação com as suas outras campanhas da Rede de Display.

A trivago, uma plataforma de pesquisa de hotéis, utiliza as Campanhas inteligentes da Rede de Display para ajudar viajantes de todo o mundo a encontrarem quartos de hotel à altura de qualquer requisito de viagem, como um quarto com espaço suficiente para uma família de quatro pessoas, um quarto com Wi-Fi extremamente rápido para uma viagem de negócios ou um quarto com vista para o mar para umas merecidas férias na praia. A marca de viagens forneceu:
  1. Recursos do criativo: títulos como "Encontre excelentes ofertas especiais para hotéis", listas de hotéis com descrições, imagens magníficas de destinos, como Roma e Londres, e o respetivo logótipo
  2. Objetivos da empresa: um CPA alvo e o orçamento diário
O AdWords tratou do resto: criou mais de 25 000 anúncios personalizados e apresentou-os a viajantes que procuravam ofertas especiais para hotéis. Por exemplo, as pessoas que navegam num blogue de viagens podem ver uma mensagem com o título "Encontre excelentes ofertas especiais para hotéis" da trivago e uma imagem deslumbrante do Coliseu de Roma. Com as Campanhas inteligentes da Rede de Display, a trivago gerou mais 36% de conversões com o mesmo CPA em comparação com as suas outras campanhas da Rede de Display semelhantes. Atualmente, a marca utiliza as Campanhas inteligentes da Rede de Display em vários mercados na Europa, na Ásia e na América do Norte.

As Campanhas inteligentes da Rede de Display criaram automaticamente mais de 25 000 versões do anúncio da trivago e apresentaram-nas a pessoas de 55 países que procuravam ofertas especiais para hotéis

A Credit Karma, um Website de gestão financeira e de créditos gratuito, utilizou as Campanhas inteligentes da Rede de Display para obter mais inscrições e gerou mais 37% de conversões com um CPA semelhante.(2) "As Campanhas inteligentes da Rede de Display ajudam a nossa equipa a poupar tempo, a atrair novos clientes e a dimensionar o nosso marketing de forma eficaz", diz Andrew Tam, diretor sénior de marketing da Credit Karma.


A Hulu Japan, um serviço de vídeos por subscrição, começou a utilizar as Campanhas inteligentes da Rede de Display para alcançar novos subscritores e gerou uma taxa de conversão 37% mais elevada.(3) "As Campanhas inteligentes da Rede de Display facilitam a configuração e a gestão das nossas campanhas ao utilizarem o poder da automatização. São uma forma verdadeiramente eficaz de promover o nosso serviço junto de potenciais clientes", afirma Mue Hasegawa, gestor sénior de comunicações online da Hulu Japan.


Saiba mais acerca de como configurar a sua primeira Campanha inteligente da Rede de Display no Centro de Ajuda do AdWords.


Publicado por David Margines, gestor de produto, AdWords

1 Dados internos da Google
2 Com base no lançamento inicial em 2016
3 Em comparação com outras campanhas da Rede de Display semelhantes


Os anúncios de pesquisa dinâmicos ajudam a alcançar as pessoas que pesquisam os seus produtos e os seus serviços, sem que tenha de gerir palavras-chave ou anúncios ativamente. Hoje apresentamos três melhorias relativamente aos anúncios de pesquisa dinâmicos: feeds de página, anúncios expandidos e otimizações a nível da qualidade.
Os anúncios de pesquisa dinâmicos ajudam a alcançar as pessoas que pesquisam os seus produtos e os seus serviços, sem que tenha de gerir palavras-chave ou anúncios ativamente. Hoje apresentamos três melhorias relativamente aos anúncios de pesquisa dinâmicos: feeds de página, anúncios expandidos e otimizações a nível da qualidade.

Controlar os produtos que anuncia

Os feeds de página dão-lhe um maior controlo sobre as suas campanhas de anúncios de pesquisa dinâmicos de forma a garantir que apenas são apresentados produtos e serviços relevantes aos seus clientes. Basta fornecer-nos um feed do que pretende promover e selecionar as páginas de destino que pretende incluir nas suas segmentações automáticas. Iremos utilizar estas informações para determinar quando é que os anúncios serão apresentados e o local para onde os clientes serão direcionados no seu Website.

Também pode aplicar etiquetas personalizadas nos seus feeds de página para manter os anúncios organizados. Por exemplo, crie uma etiqueta com o nome "Promoção de Natal" e aplique-a a um grupo de produtos para ativar e colocar em pausa de forma fácil todos os anúncios nessa promoção ao mesmo tempo. Marque os produtos esgotados com a etiqueta "Indisponível" de forma a evitar o direcionamento de tráfego para os mesmos.

O Hot Pepper Beauty, um dos principais serviços para fazer marcações em salões de beleza do Japão, utiliza feeds de página e reduziu em 90% o tempo de gestão das campanhas de anúncios de pesquisa dinâmicos:

"Os anúncios de pesquisa dinâmicos com feeds de página ajudam-nos a expandir o nosso alcance de público-alvo e reduzem drasticamente o tempo operacional, ao mesmo tempo que mantêm o controlo da segmentação ao nível do URL." — Tomoyuki Ishii, gestor de marketing digital na Recruit Lifestyle Co., Ltd.


O líder mundial em reservas de alojamento online Booking.com também teve resultados positivos com os feeds de página:

"Os feeds de página dos anúncios de pesquisa dinâmicos proporcionaram-nos um melhor desempenho, com anúncios mais relevantes, e permitem-nos alcançar mais potenciais clientes."

Richard Gradwell, diretor de marketing de inovações de PPC

Expandir os anúncios de pesquisa dinâmicos

No início deste ano, foi efetuada a transição total das campanhas da Rede de Pesquisa e da Rede de Display para os anúncios de texto expandidos. Durante o mês, disponibilizaremos este formato expandido nas campanhas de anúncios de pesquisa dinâmicos. Com títulos e linhas de descrição maiores, pode apresentar mais informações acerca da sua empresa antes de as pessoas clicarem no anúncio. Quando criar um novo anúncio, utilize o campo de descrição expandida para fornecer mensagens mais detalhadas que se centrem no que é importante para os consumidores.



Apresentar anúncios mais relevantes

É importante que os anúncios só sejam apresentados quando forem relevantes para o que as pessoas estão a pesquisar. Por exemplo, se tiver uma pastelaria no Chiado, os seus anúncios só devem ser apresentados a pessoas que pesquisem produtos de pastelaria no Chiado. É por este motivo que estamos sempre a melhorar a eficácia das nossas campanhas de anúncios de pesquisa dinâmicos. Com as nossas atualizações mais recentes, os anunciantes têm observado um aumento na taxa de conversão e uma diminuição no CPA.

Publicado por Walter Vulej, gestor de produto, AdWords