Por dentro do AdWords Portugal
O Blog Oficial do Google AdWords Portugal
Dê um toque especial ao seu marketing de aplicações de época festiva com algumas inovações para encontrar utilizadores de alto valor
13 de dezembro de 2016
A época festiva aproxima-se, e milhões de pessoas em todo o mundo mal podem esperar para desembrulhar os novos dispositivos e transferir as aplicações favoritas. As pessoas têm mais opções do que nunca ao nível das aplicações, pelo que se torna fundamental que as marcas e os programadores proporcionem experiências úteis e fantásticas.
Apresentámos a
próxima geração de Campanhas de aplicações universais
para ajudar os profissionais de marketing a mostrarem as suas aplicações aos clientes de iOS e de Android mais importantes para si, com base nos seus objetivos de negócio específicos. Hoje anunciamos três inovações para tornar as suas campanhas de aplicações de época festiva mais cativantes e eficazes.
Crie anúncios de vídeo envolventes, como por magia, com o AutoDirector
As pessoas adoram ver vídeos e, com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo[1], o YouTube é o local onde se dirigem para os ver.
Agora, os anunciantes que utilizam Campanhas de aplicações universais podem mostrar facilmente as respetivas aplicações em ação através da imagem, do som e do movimento com o AutoDirector, uma inovação que cria automaticamente anúncios de vídeo envolventes e cativantes.
O AutoDirector recolhe a descrição e as classificações da sua aplicação, seleciona as melhores imagens dessa aplicação na App Store ou no Google Play e até escolhe a música para dar uma banda sonora à aplicação. Os nossos modelos de aprendizagem automática trabalham nos bastidores para descobrirem qual é a versão desses vídeos que leva mais pessoas a instalarem e a interagirem com a sua aplicação no YouTube e mais de 1 milhão de aplicações na Rede de Display da Google.
Vídeo de promoção de aplicações criado pelo AutoDirector para a OLX, uma aplicação de compras brasileira
Anunciantes de todo o mundo estão a utilizar vídeos criados através do AutoDirector para ajudarem a rentabilizar os respetivos orçamentos com Campanhas de aplicações universais. Segundo Caio Ferreira, gestor de marketing de desempenho na OLX Brasil: "Os novos vídeos do AutoDirector ajudaram a equipa de marketing de desempenho da OLX a proporcionar 78% de conversões adicionais através do AdWords, o que é incrível!"
Saiba mais
Novas formas de apresentar a sua aplicação no Google Play
As pessoas descobrem aplicações de várias formas e quase metade dos utilizadores encontram novas aplicações ao navegarem na loja de aplicações dos respetivos telemóveis[2].
Hoje anunciamos um novo posicionamento de anúncios no Google Play exclusivamente para anunciantes que apresentam Campanhas de aplicações universais. Enquanto procuram aplicações na Google Play Store, as pessoas podem ver anúncios num carrossel juntamente com outras recomendações de aplicações. Por exemplo, podemos sugerir um novo jogo, como o Tap Paradise Cove, para utilizadores que instalam a aplicação YouTube Gaming.
Recomendação do Tap Paradise Cove mostrada a um utilizador após instalar a aplicação YouTube Gaming
Recomendamos aos anunciantes que monitorizem as respetivas campanhas, uma vez que podem ocorrer algumas alterações normais no desempenho e no fornecimento ao implementarmos estes novos posicionamentos.
Utilizar dados do Google Play para encontrar utilizadores com probabilidade de efetuarem uma compra
Não há melhor local para estar do que no Google Play em posição de destaque quando os utilizadores estão no mercado à procura de aplicações relacionadas. Porém, encontrar clientes com probabilidade de interagirem com a sua aplicação após a instalação é muito mais complexo.
Agora, existe uma forma mais fácil de encontrar estes clientes mais importantes. Os programadores Android que utilizam faturação na aplicação podem agora
contabilizar compras na aplicação como conversões
no AdWords sem qualquer integração técnica. Nesse caso, pode utilizar Campanhas de aplicações universais para encontrar automaticamente mais destes utilizadores valiosos com maior probabilidade de efetuarem uma compra na aplicação no futuro.
Opções para comunicar conversões de aplicações com Campanhas de aplicações universais no AdWords
Mas há mais. Os programadores Android e iOS podem definir qualquer ação na aplicação importante, desde ultrapassar um nível do Tap Paradise Cove a subscrever o HBO Now ou a visualizar um quarto de hotel disponível na trivago, e encontrar novos utilizadores com maior probabilidade de realizarem essa ação. Os anunciantes podem
integrar dados de conversão na aplicação
com o AdWords através do
Firebase Analytics
ou de outros fornecedores de medição de terceiros.
Existem mais de 4 milhões de aplicações a disputarem a atenção dos utilizadores nesta época festiva. Com estas inovações, esperamos que as Campanhas de aplicações universais ajudem a alcançar mais facilmente utilizadores que instalem e interajam com a sua aplicação pelo Ano Novo dentro.
Publicado por Sissie Hsiao, diretora de produto, publicidade de aplicações para dispositivos móveis
Consulte o nosso
Guia oficial para encontrar utilizadores de aplicações para dispositivos móveis
, para saber mais sobre como começar a agir antes da época festiva.
[1] https://www.youtube.com/yt/press/en-GB/statistics.html
[2] Google/Ipsos, EUA, "How People Discover, Use, and Stay Engaged With Apps", n=999, com base em utilizadores de smartphones entre os 16 e os 64 anos, setembro de 2016.
5 Perguntas Que Os Marketeers Devem Fazer Em 2017
13 de dezembro de 2016
Com o novo ano quase a começar, pedimos a uma dezena de executivos de marketing e de agências, de empresas como a Sephora, Starcom ou Carat, para partilhar o que têm em mente enquanto completam o planeamento de 2017.
Aqui, apresentamos os insights de marketing chaves e as questões principais sobre as quais os marketeers devem reflectir no próximo ano. Leia o artigo original, em inglês,
aqui
.
1. Estou a focar-me nas métricas certas para um mundo mobile-first?
Num mundo mobile-first, as pessoas usam os seus smartphones de formas novas - para tomar decisões, aprender algo novo ou conseguir completar alguma coisa.
Mary Beth Laughton, vice presidente senior de digital na Sephora, aconselha medir desktop e telemóvel separadamente, e com métricas distintas para cada um.
Em telemóvel, por exemplo, a
Sephora focou-se em fomentar a lealdade
e, ao fazê-lo, cresceu o seu negócio mobile de 25% para mais de 35% do total de negócio online, no ano passado.
Em 2017
, separe os seus planos de medição e acompanhamento de desktop e mobile, de forma a contabilizar as diferenças fundamentais de comportamento entre desktop e mobile.
2. Os meus planos de media permitem-me adaptar-me em tempo real à forma como os meus clientes estão a agir e a sentir-se?
Graças ao telemóvel, os consumidores esperam que as marcas estejam lá a qualquer hora, em qualquer lugar, com informações úteis e relevância em tempo real.
Para Justine Bloome, vice-presidente executiva e chefe de estratégia da Carat USA, isso exige que ela pense "sobre o quanto podemos criar uma mentalidade sempre disponível para uma certa percentagem de nossa atividade. Para se estar disponível em tempo real, para responder e reagir às intenções e sinais que estamos a receber das pessoas. Isso leva-nos realmente a um lugar de planeamento de experiências, não apenas de planeamento de media", diz ela.
Em 2017
, considere pôr de lado uma pequena percentagem do seu orçamento que pode estar disponível para ser mais sensível às oportunidades de curto prazo.
3. Tenho um portfólio de ativos que atraem as necessidades imediatas e de longo prazo dos meus clientes?
Ao visualizar os clientes ao longo do funil, os profissionais de marketing podem influenciar as compras ao serem úteis durante todo o processo. Dave Abbott, vice-presidente de marketing online da Home Depot, diz que o retalhista tem investido historicamente em marketing com um olho focado na venda imediata. Em 2017, a Home Depot irá focar-se em conteúdos que tenham uma vida útil mais longa. Um anúncio de seis segundos pode comunicar a venda de uma cobertura no pico da estação de plantação da primavera, mas podem ser precisos 60 segundos para apresentar as características de um novo produto. "Nós queremos ter certeza de que estamos a tomar decisões inteligentes, em vez de nos focarmos tanto no curto prazo", disse ele.
Em 2017
, adopte uma visão holística da viagem do cliente e crie uma gama de ativos que façam corresponder o anúncio ideal ao momento certo. Isso inclui tanto os momentos de quase decisão de curto prazo "eu-quero-comprar" como os momentos relacionais e de longo prazo "eu-quero-saber".
4. Estou a planear para as linhas pouco definidas entre TV e vídeo online?
Vamos assumi-lo: as pessoas já não distinguem entre vídeo online, vídeo em telemóveis ou TV. Elas vêem o que querem, quando querem, no ecrã que querem. Isto exige que os profissionais de marketing pensem em quebrar os muitos silos entre vídeo offline e online - de orçamentos, abordagens criativas e até mesmo estruturas organizacionais. Na Hearts & Science, por exemplo, as equipas de planeamento e investimento passaram a sentar-se juntas, permitindo uma visão holística do espaço, disse Ruth Nightengale, diretor executivo de investimento de licitação.
Em 2017,
planeie TV e online lado a lado para impulsionar o impacto ideal. Estudos de terceiros mostram que os anunciantes no horário nobre da TV, nos Estados Unidos, poderiam ter chegado a mais 56% da faixa etária 18 a 49 anos ao adicionar YouTube ao mix.[1]
5. A minha organização está a desenvolver-se para um mundo mobile-first?
Hoje, o telemóvel é fundamental para a forma como as pessoas tomam decisões, pelo que deve deve ser central para a nossa cultura, para os nossos planos de media e para nosso processo criativo. Ser "cliente-primeiro" vai significar o desenvolvimento de interações com o cliente e experiências em mobile-first, diz Wouter Block, vice-presidente de crescimento digital na Sprint. Agora, a marca revê os conceitos criativos no ambiente em que eles serão vistos - o telefone - para entender verdadeiramente o comportamento móvel do consumidor.
Em 2017,
transforme o telemóvel no trabalho de todos, não apenas de uma pessoa.
Fontes
[1] Google-commissioned comScore Study from comScore Xmedia U.S. Broadcast TV defined as NBC, CBS, ABC, FOX, CW, and My Network TV. Primetime defined as Mon–Sat 8:00 p.m.–11:00 p.m. and Sun 7:00 p.m.–11:00 p.m. YouTube data not restricted to primetime TV hours; Dec. 2015.
Poupe tempo com a aplicação de listas de públicos-alvo ao nível da campanha
12 de dezembro de 2016
Alcançar os seus clientes mais valiosos e interessados no momento em que estão prontos para agir é
fundamental
para que avancem até à compra. As
listas de remarketing para anúncios de pesquisa
(RLSA) e a
Segmentação por lista de clientes
podem ajudá-lo nesta tarefa ao personalizar as campanhas para as pessoas que já interagiram com a sua empresa. Contudo, começar pode ser demorado, especialmente se tiver vários grupos de anúncios.
Para facilitar a gestão das listas de públicos-alvo em grande escala, pode agora aplicá-las ao nível da campanha
.
As listas de públicos-alvo ao nível da campanha também permitem avaliar e alterar facilmente os seus ajustes de lance. Em vez de tentar alterar os ajustes de lance para cada grupo de anúncios individual, pode otimizar com confiança ao nível da campanha, onde existe uma maior probabilidade de ter dados suficientes para tomar uma decisão informada. Conheça mais práticas recomendadas para o ajuste de lance do público-alvo
aqui
.
Muitos anunciantes já estão a utilizar públicos-alvo de pesquisa ao nível da campanha para pouparem tempo e efetuarem melhores otimizações:
"Podermos aplicar todos os nossos públicos-alvo ao nível da campanha simplificou consideravelmente o processo de adicionar listas a várias campanhas, uma vez que a maioria das nossas campanhas tem centenas de grupos de anúncios. Desta forma, pudemos aplicar os nossos ajustes de lance em massa, o que resultou em gastos mais inteligentes e aumentou o ROAS das nossas campanhas de pesquisa." –
Nathan Eagan, especialista em PPC na Webstaurant
"Podermos aplicar todos os nossos públicos-alvo ao nível da campanha simplificou consideravelmente o processo de adicionar listas a várias campanhas, uma vez que a maioria das nossas campanhas tem centenas de grupos de anúncios. Desta forma, pudemos aplicar os nossos ajustes de lance em massa, o que resultou em gastos mais inteligentes e aumentou o ROAS das nossas campanhas de pesquisa." –
Nathan Eagan, especialista em PPC na Webstaurant
Com os públicos-alvo de pesquisa ao nível da campanha, agora tem mais flexibilidade do que nunca na forma como interage com os clientes. Saiba mais acerca da utilização dos públicos-alvo ao nível da campanha no
Centro de Ajuda
e consulte o nosso
guia de práticas recomendadas
para saber como pode alcançar o público-alvo certo com uma mensagem impactante.
B
hanu Narasimhan, diretor de gestão de produto, AdWords
Esta é a época ideal, por isso, certifique-se de que tem a Aplicação do AdWords
6 de dezembro de 2016
Que altura do ano tão entusiasmante. Os
super compradores
estão em força máxima e as suas campanhas do AdWords estão prontas para eles. No ano passado e apenas nos dispositivos móveis, as taxas de conversão aumentaram 30% na Black Friday e 50% na Cyber Monday em comparação com o dia 1 de novembro.[1]
Com tanto em causa, a
Aplicação do AdWords
é a forma ideal de se manter a par das suas campanhas enquanto desfruta de algum tempo fora do escritório.
Sugestões para esta época festiva
Apresentamos algumas formas de se manter a par do desempenho das campanhas e efetuar alterações de última hora durante a época festiva:
Monitorize o orçamento e os lances diariamente
para garantir que não está a perder as
principais datas de compras
Efetue alterações às campanhas para a época festiva
, como colocar em pausa ou ativar uma campanha promocional com prazo limitado
Receba alertas e notificações importantes
para que seja o primeiro a saber se esgotou o orçamento ou se os seus anúncios foram reprovados
Aproveite as oportunidades
ao aumentar os orçamentos ou os lances para gerar mais conversões rentáveis nas campanhas com melhor desempenho
Reveja as métricas
de desempenho diárias para conhecer o desempenho das suas campanhas e saber se é necessário efetuar ajustes de última hora
Obter a aplicação
A Aplicação do AdWords está disponível para transferência em Android e iOS.
Publicado por Sugeeti Kochar, Gestão de produto, AdWords
[1] Dados da categoria Shopping do Analytics, 1 de novembro de 2015–14 de dezembro de 2015, Estados Unidos
Apresente a mensagem perfeita nesta época festiva
30 de novembro de 2016
Neste momento, os
compradores mais ávidos
estão online à procura de presentes para a família e os amigos: desde as miniaplicações mais interessantes às tendências mais recentes. Na verdade, 4 em cada 5 pessoas que efetuam compras em smartphones durante a época festiva utilizam o respetivo telemóvel nos momentos livres ou enquanto realizam outras atividades.1 Isto significa que é importante para si estar presente onde e quando as pessoas navegam nas aplicações e nos Websites favoritos. Para alcançar estes consumidores com uma mensagem perfeita nesta época festiva, conheça a seguir três das nossas mais recentes inovações de anúncios de visualização:
Proporcione experiências de catálogo atrativas com os anúncios do Gmail
Durante a época festiva, os compradores consultam as respetivas caixas de entrada para verem atualizações das suas marcas favoritas. Agora, pode estar presente com experiências de catálogo atrativas que os deixem maravilhados. Quando as pessoas clicam no seu
anúncio do Gmail
, o mesmo expande-se para mostrar até quatro imagens ou vídeos ricos com descrições. Por exemplo, uma marca de beleza pode mostrar aos clientes ofertas especiais da Black Friday de trios de sombras para os olhos e eyeliner a combinar. Estes anúncios adaptam-se automaticamente a qualquer dispositivo, por isso, as pessoas podem deslocar-se pelas suas imagens atrativas onde e quando estiverem a utilizar o Gmail.
Personalize a sua mensagem com anúncios adaptáveis
Agora, é mais fácil do que nunca manter os seus anúncios em sintonia com a época festiva. Apresentámos recentemente os
anúncios adaptáveis
, que se ajustam a milhões de Websites e aplicações na Rede de Display da Google (GDN) e o ajudam a alcançar mais pessoas. Os anúncios adaptáveis também lhe dão a flexibilidade para personalizar a sua mensagem para a época festiva, sem precisar de fazer o trabalho pesado. Basta
fornecer
títulos com uma temática festiva, uma descrição, uma imagem e o seu URL, e a Google, por sua vez, cria automaticamente anúncios adaptáveis atrativos que podem ser apresentados na GDN. Isso significa que pode adicionar promoções para a época festiva e produtos sazonais às suas campanhas num estalar de dedos. A i
Zettle
, uma empresa de tecnologia de pagamentos, utilizou os anúncios adaptáveis e gerou um aumento duas vezes superior da taxa de conversão em comparação com os anúncios de texto.
Ajude os clientes a encontrar a sua empresa com extensões de localização
Se as pessoas souberem onde encontrar a sua empresa durante esta época festiva, terão maior probabilidade de lhe fazer uma visita. As
extensões de localização para anúncios de visualização
permitem-lhe realçar o seu endereço, as direções do Google Maps e as fotos no seu anúncio, para que possa converter cliques online em visitas à sua loja. A
Home Depot
utilizou as extensões de localização para anúncios visualização de modo a alcançar consumidores que navegavam ativamente nos respetivos telemóveis perto das lojas mais populares da marca, tendo assegurado um ROI na loja 8 vezes superior.
Para muitas empresas, esta é a altura mais importante do ano. Transmitir a mensagem certa pode fazer a diferença entre os clientes escolherem a sua empresa ou outra. Quer esteja a tentar aumentar as vendas no seu Website ou trazer pessoas para as suas lojas, esperamos que estas inovações o ajudem a contar a sua história e a conquistar mais clientes durante esta época festiva.
Publicado por Brad Bender, vice-presidente de publicidade em vídeo e de visualização
1
Google/Ipsos, "Post-Holiday Shopping Intentions Study—Total Shoppers Report", base: utilização de smartphones para compras durante as épocas festivas, n = 410, jan. de 2016.
Apresente os seus serviços e a gama de produtos com extensões de preço
17 de novembro de 2016
Seja para comprar bilhetes para concertos ou alugar carros, as pessoas querem saber quais são as suas opções e quanto custam, para decidir o que comprar. Por isso, apresentamos as
extensões de preço: informações adicionais que podem ser exibidas com os anúncios de texto para dispositivos móveis, ao apresentar os seus serviços e a gama de produtos, bem como o respetivo preço.
Incentive cliques de qualidade
As extensões de preço são exibidas como cartões deslizantes e fornecem a potenciais clientes informações valiosas antes destes clicarem no seu anúncio. Cada cartão apresenta um tipo de produto ou serviço, a respetiva descrição e o preço, bem como um link para a página de destino relevante. Esta forma estruturada de realçar informações ajuda as pessoas a compararem opções e a decidirem se estão interessadas nos seus produtos ou serviços, a partir da própria página de resultados de pesquisa para dispositivos móveis.
As extensões de preço também podem ajudar a acionar os anúncios e serem utilizadas eficazmente em conjunto com outros
formatos de anúncio
, exceto sitelinks. Por exemplo, se já estiver a utilizar
extensões de chamada
para ajudar a direcionar clientes para o seu salão de cabeleireiro, pode criar uma extensão de preço para os serviços mais populares, como "Corte para senhora", "Corte para homem" e "Corte para criança ". Ao realçar o preço de cada serviço, pode convencer as pessoas a ligarem e a fazerem uma marcação, sem que isso implique uma visita ao Website.
Começar a utilizar
Pode gerir, programar e gerar relatórios de extensões de preço a partir do
separador Extensões de anúncio
. Uma vez que as extensões de preço podem ser adicionadas ao nível da conta, da campanha ou do grupo de anúncios, pode fornecer informações gerais sobre os seus produtos ou serviços ao nível da conta ou da campanha, e informações mais detalhadas ao nível do grupo de anúncios.
No exemplo do salão de cabeleireiro, pode adicionar extensões de preço para "Corte de cabelo", "Coloração " e "Tratamento" a campanhas com palavras-chave mais gerais, como salão de cabeleireiro ou cabeleireiro. Ou adicionar extensões de preço para serviços específicos ao nível do grupo de anúncios, de forma a suportar palavras-chave mais específicas, como cortes de cabelo para homem ou balayage.
Para ofertas com limite de tempo como promoções e eventos, pode criar várias extensões de preço com as correspondentes datas de início e de conclusão para garantir que os preços estão corretos . Independentemente de como pretende utilizar as extensões de preço, certifique-se de que as informações são relevantes para as palavras-chave e consistentes com os tipos de produto ou serviço que está a publicitar. Tenha em consideração que deve incluir um mínimo de três entradas para cada extensão e um máximo de oito. Recomendamos a adição do maior número possível de entradas relevantes para a sua empresa.
Saiba mais
Neste momento, as extensões de preço só serão apresentadas em anúncios de texto para dispositivos móveis na posição 1 e estão disponíveis em inglês, alemão, francês, espanhol, italiano, japonês, português, neerlandês , russo, polaco e sueco. Pode saber mais sobre as extensões de preço no
Centro de Ajuda do AdWords
.
Publicado por Shai Hatsor, Gestor de Produto, AdWords
Os anúncios Clique para enviar mensagem são uma forma nova e fácil de falar com os clientes
17 de novembro de 2016
Quando convida um amigo para jantar ou lhe pergunta quais são os melhores hotéis em Nova Iorque, provavelmente está a utilizar o serviço de mensagens de dispositivos móveis. Cerca de dois terços dos utilizadores de smartphones utilizam o serviço de mensagens mais de cinco vezes ao dia para comunicarem com outras pessoas.[1] Mas as pessoas não limitam a utilização do serviço de mensagens a comunicações sociais. 65% dos consumidores afirmam que ponderariam contactar uma empresa para obter informações sobre um produto ou serviço, ou para agendar um compromisso presencial.[2]
Nas próximas semanas, vamos apresentar os anúncios Clique para enviar mensagem por forma a trazer a eficiência e eficácia do serviço de mensagens para os anúncios de pesquisa. Ao configurar uma
extensão de mensagem
, dará aos utilizadores uma forma fácil de iniciar uma conversação consigo através de mensagens e retomá-la quando lhes for mais conveniente.
Ao tocar na opção de envio de mensagens de texto é iniciada uma aplicação de SMS de um utilizador com uma mensagem pré-escrita adequada ao produto ou serviço em que este está interessado. Por exemplo, se o utilizador for um anunciante de viagens e lhe enviarem uma mensagem após pesquisarem por hotéis em Nova Iorque, podem enviar ou editar o seu texto de mensagem pré-escrita: "Estou interessado numa reserva. Envie-me uma mensagem com mais informações."
Muitos anunciantes já estão a utilizar os anúncios Clique para enviar mensagem para tirar partido de uma forma nova e rápida de se ligar a consumidores em dispositivos móveis de forma a aumentar as taxas de conversão:
"Os anúncios Clique para enviar mensagem demonstraram ser uma excelente forma de ajudar os clientes pré-qualificados a iniciarem o processo de reserva de um quarto de hotel de forma conveniente e fácil. Podem enviar uma mensagem de texto a um agente para obter respostas, retomar a conversação num momento mais favorável e trocar informações para a reserva para concluir o checkout final via telemóvel ou através do nosso Website. Trata-se de um processo otimizado e contínuo que ajuda a aumentar a confiança na marca. A taxa de conversão em extensões de mensagem é 41% mais elevada do que noutras extensões de anúncio. Juntamente com o software de apoio ao cliente, as extensões de mensagem também permitiram aos nossos agentes dar resposta a pedidos de forma mais eficiente e económica. "
- Gabe Thayn, diretor de marketing de pesquisa do TravelPASS Group
"Clique para enviar mensagem é uma ferramenta útil que permite aos consumidores interagirem com a nossa empresa de uma forma confortável e eficiente. Mesmo quando estão com pressa ou a fazer o trajeto casa/trabalho, podem enviar-nos rapidamente uma mensagem de texto através do serviço Clique para enviar mensagem. Também é uma boa forma de obter respostas que não foram abordadas no nosso Website ou de nos contactarem fora do horário de funcionamento. O nosso principal objetivo é ajudar os clientes o mais possível. Quando respondemos às perguntas e necessidades que apresentam, de forma útil e relevante, isso gera melhores resultados em termos de negócios."
- Gavin Chan, gestor de marketing digital da AnyVan
"Os resultados obtidos a partir do serviço Clique para enviar mensagem são excelentes e observámos um aumento de 80% da taxa de conversão relativamente a outros canais semelhantes. Conseguimos aceder a uma base de consumidores importante que prefere utilizar o serviço de SMS para saber mais sobre os nossos produtos de seguros. Para além de fornecer aos utilizadores uma nova maneira de nos contactarem, consideramos que esta é de longe a forma mais rápida e económica de estabelecermos ligação com eles."
- Gavin Parker, gestor de pesquisa paga da Auto & General
"Começámos a testar o serviço Clique para enviar mensagem assim que ouvimos falar dele. O envio de mensagens de texto é um meio de comunicação popular entre jovens profissionais e ter a oportunidade de interagir com eles através de SMS é muito interessante. Vendemos equipamento e artigos industriais que podem ser de natureza bastante técnica. Por vezes, os clientes não têm tempo para conversar via chat na Web ou por telefone, mas necessitam de obter mais informações. O serviço de mensagens ajuda a simplificar estas trocas de informação e a resposta dos clientes tem sido muito positiva, dado que podem fazer uma pergunta e dar seguimento quando lhes for favorável."
- Ashar Mairaj, vice-presidente de marketing da Global Industrial
Os utilizadores de dispositivos móveis têm agora mais flexibilidade do que nunca na escolha de como estabelecem ligação com as empresas. Através do envio de mensagens, é possível iniciar importantes conversações com as empresas ao aceder a um dos meios de comunicação preferidos destas. Saiba mais sobre anúncios Clique para enviar mensagem ao visitar o
Centro de Ajuda
. Consulte também as nossas
novas práticas recomendadas
para saber como utilizar anúncios Clique para enviar mensagem para criar uma experiência de consumidor em dispositivos móveis mais rápida e fornecer informações úteis que levam os clientes a efetuar a compra.
Publicado por Amit Agarwal, gestor de produto sénior, anúncios de pesquisa para dispositivos móveis
[1]
Google Consumer Surveys: E.U.A., Canadá, Reino Unido, Austrália em outubro de 2016. Base: Os inquiridos são proprietários de um smartphone e utilizam-no para aceder à Internet (n = 1262 nos E.U.A., n = 1222 no Reino Unido, n = 567 no Canadá, n = 563 na Austrália)
[2]
Google Consumer Surveys: E.U.A., Canadá, Reino Unido, Austrália em outubro de 2016. Base: Os inquiridos são proprietários de um smartphone e utilizam-no para aceder à Internet (n = 1036 nos E.U.A., n = 1032 no Reino Unido, n = 489 no Canadá, n = 485 na Austrália)
Nesta Época Natalícia, Tenha Atenção a Estas 3 Tendências de Consumo
27 de outubro de 2016
Quer estejam à procura de ideias de prendas para a avó ou a confirmar se aquele brinquedo está disponível numa loja nas redondezas, os consumidores irão continuar a usar os seus smartphones nesta época natalícia, mas a forma como eles os usam está a mudar. Veja abaixo as últimas tendências de compra dos consumidores...
A coisa mais importante para os retalhistas costumava ser as visitas a pé às lojas - fazer com que os clientes fossem às lojas. Hoje, as compras
ocorrem em todo o lado
: nas lojas, na internet, na internet enquanto estão na loja. E isto acontece a todo o momento, em
micro-momentos
ao longo do dia e da noite. De facto, no ano passado, 4 em 5 consumidores de natal com um smartphone usaram o seu telemóvel em momentos desocupados ou enquanto faziam outras actividades. [1] Isto significa que a atenção é cada vez mais valiosa e é crucial para os retalhistas estarem presentes em qualquer lugar e em qualquer momento em que alguém está a comprar.
Como é que os retalhistas podem garantir que chegam aos consumidores nesta época de Natal? O
Think With Google
olhou para a época de Natal do ano passado e analisou as tendências mais recentes do retalho para ajudar os marketers a prepararem-se para o seu plano de Natal.
Visão, Audição e Compras
Quando começam a fazer compras para o Natal, a maioria das pessoas - quase 7 em cada 10 - estão totalmente indecisos ou consideram múltiplas opções de presentes.[2] Para obter ideias, costumavam folhear catálogos ou passear pelas janelas das lojas. Mas hoje, os
catálogos demasiado grandes
acabam na lareira, e a internet, cheia de imagens e videos, é onde as pessoas vão para procurar.
No YouTube, os guias de presentes são uma tendência popular e crescente durante a época Natalícia. Neste tipo de vídeo, criadores como
Grace Helbig
,
Zoella
,
iJustine
, ou até
Kid President
dão conselhos sobre o presente perfeito e muitas vezes aconselham os seus produtos favoritos para comprar. Na maioria das vezes (70%), esses vídeos são vistos em telemóveis.[3] Esse acesso "em qualquer lugar e a qualquer momento" acrescenta valor; durante o tempo que as pessoas passaram a assistir vídeos de guia de presentes no YouTube na última época de Natal, podia assistir a "Vida Maravilhosa" bem mais de 300.000 vezes.[4]
Os vídeos realmente guiam a compra de presentes. Na categoria de aparelhos eletrónicos, por exemplo, 68% dos compradores de smartphones recorrem ao YouTube para obter ideias sobre o que comprar.[5]
Fonte: Google/Euromonitor International, "Retail Micro-Moments," U.S., apparel, consumer electronics, home & Garden mobile shoppers, n=500 for each category, Jun. 2016.
Procura pelo melhor
Assim que têm uma ideia do que querem comprar, os compradores de hoje enfrentam um número esmagador de opções, especialmente online. Quer oferecer um lenço à mãe? A Amazon vende cerca de 225.000. Decidir o que comprar pode deixar os consumidores stressados, infelizes e paralisados. (Talvez seja por isso que, na última época Natalícia, quase 7 em cada 10 consumidores disse que recebeu um cartão-presente.) [6] Para diminuir as opções, os clientes procuram (o que mais?) pelos melhores. Nos principais categorias de retalho, as pesquisas em telemóveis no Google relacionadas com "melhores" produtos têm crescido em mais de 50% no último ano.[7] E mais do que nunca, os consumidores confiam em produtos avaliados nestes momentos "qual-é-o-melhor". No último Natal, ler comentários e reviews foi uma das três principais ações que os consumidores tomaram enquanto compravam em telemóveis, o que é um aumento significativo face aos dois anos anteriores.[6]
Google Data, U.S. searches related to apparel, home & garden, beauty & personal care, computer & electronics and gift, May 2015 vs. May 2016.
Mobile é local
Quando os consumidores de Natal estão prontos para comprar, o digital irá desempenhar um grande papel, mas é apenas uma parte da equação (leia-se: não conte com linhas de checkout mais curtas). As pessoas ainda valorizam
pegar num produto
, mas agora eles estão a tocar no ecrã ao mesmo tempo. Pesquisas em telemóveis nas lojas aumentaram mais de 30%.[8] Muitas vezes, os clientes os clientes compram nos telemóveis, ali mesmo no corredor da loja. Quarenta e três por cento dos consumidores móveis de produtos eletrónicos compraram nos seus telemóveis enquanto olhavam para os produtos nas lojas.[5]
Pesquisas em telemóveis nas lojas aumentaram em mais de 30%
Isso significa, no fundo, conveniência: o que os marketers chamam "compras sem fricções". Comprar algo deverá ser o mais fácil possível, independentemente do lugar onde se está. Quase 7 em cada 10 pessoas dizem que é importante que um retalhista ofereça múltiplas formas de comprar um produto, tais como comprar online e levantar na loja.[2] E quando compram on-line, os clientes procuram entregas grátis. Esta foi a promoção que a maioria dos consumidores usaram na última época de Natal - mais do que cupões ou descontos.[6]
Enquanto os consumidores procuram o presente perfeito nesta época de Natal, não há uma maneira perfeita de alcançá-los. Pelo contrário, isso vai exigir uma combinação de táticas para obter a atenção dos consumidores. O único denominador comum é o
telemóvel
. Isso permite que os marketers estejam em todos os lugares, em todos os momentos. Isto é a verdadeira magia do Natal.
_____________________________________________
Fontes
[1] Google/Ipsos, "Post-Holiday Shopping Intentions Study—Total Shoppers Report," base: used smartphone for holiday shopping, n=410, Jan. 2016.
[2] Google Consumer Survey, U.S. online population aged 18+, n=1,513, June 2016.
[3] Google Data, U.S., classification as "gift guide" video was based on public data such as headlines and tags, and may not account for every such video available on YouTube, Dec. 2015.
[4] Google Data, U.S., classification as "gift guide" video was based on public data such as headlines and tags, and may not account for every such video available on YouTube, Oct. 2015–Dec. 2015.
[5] Google/Euromonitor International, "Retail Micro-Moments," U.S., apparel, consumer electronics, home & garden mobile shoppers, n=500 for each category, Jun. 2016.
[6] Google/Ipsos, "Post-Holiday Shopping Intentions Study—Total Shoppers Report," base: U.S. holiday shoppers, n=1,500, Jan. 2016.
[7] Google Data, U.S. searches related to apparel, home & garden, beauty & personal care, computer & electronics and gift, May 2015 vs. May 2016.
[8] Google Data, Aggregated, anonymized data from a sample of U.S. users that have turned on Location History, May, 2016.
Black Friday: Saiba o Que as Visitas às Lojas Revelam Sobre os Consumidores
26 de outubro de 2016
Esta época natalícia, o telemóvel vai influenciar as compras mais do que nunca. Os consumidores estão a usar os seus smartphones em centenas de micro-momentos durante o dia, ajudando-os a decidir compras online e na loja. De facto, este ano 82% dos utilizadores com um smartphone irão consultar o seu telemóvel enquanto estão numa loja
[1]
.
O
Think With Google
olhou para os padrões de visitas
[2]
às lojas durante a época natalícia. Veja o que encontrámos.
A que horas foram às lojas
As visitas às lojas na Black Friday tiveram o seu pico entre as 14h00 e as 16h00, para a maioria das lojas.
Em que dias foram às lojas
Lojas de eletrodomésticos e de telemóveis tiveram um pico de tráfego na Black Friday,
mas para as restantes lojas, o pico ocorre mais perto do Natal
.
Index de Visitas a Pé às Lojas vs. Outros Fins de Semana na Época Natalícia
___________________________________________________________________________
Fontes:
[1] Google / Ipsos MediaCT, Consumers in the Micro-Moment (n = 5,389), March 2015.
[2] Google data, U.S., aggregated, anonymized data from a sample of U.S. users that have turned on Location History, from the period November 1, 2014—December 25, 2014.
As inovações nos anúncios de pesquisa registam um forte impulso
26 de outubro de 2016
As expetativas dos consumidores em termos de imediatismo e de relevância estão mais altas do que nunca, e as marcas de maior sucesso são aquelas que interagem com os consumidores nos momentos cruciais: os momentos "quero saber", "quero ir" ou "quero comprar". Com base no nosso profundo conhecimento sobre a intenção e o contexto, criámos produtos, como as
listas de remarketing para anúncios de pesquisa
(RLSA) e a
Segmentação por lista de clientes
, para o ajudar a estar presente e ser relevante nesses momentos. Na semana passada, durante o evento
SMX East
, em Nova Iorque, partilhei novas estatísticas sobre estas inovações nos anúncios.
As RLSA melhoram ainda mais
As RLSA facilitam a interação com os clientes que já conhecem a sua empresa, pois permitem ajustar os seus anúncios de pesquisa, lances e palavras-chave com base na atividade anterior desses clientes no seu Website. A partir de hoje, apresentamos melhorias nas RLSA para proporcionar maior flexibilidade e ajudar a conseguir um melhor desempenho:
Alcance os clientes em todos os dispositivos
. Se as pessoas visitarem o seu Website no portátil ou no tablet, passa a poder alcançá-las com anúncios mais relevantes quando fizerem pesquisas no telemóvel.
Mantenha os visitantes do site na sua lista durante 540 dias
. Esta maior duração do registo de membro permite às empresas com negócios sazonais ou que vendem produtos que requerem uma elevada ponderação alcançarem clientes com mais facilidade.
Adicione as suas listas de remarketing ao nível da campanha
no final deste ano, para agilizar e facilitar a utilização das RLSA. O mesmo é válido para a Segmentação por lista de clientes.
Desde o lançamento inicial das RLSA, anunciantes como a
Intel
, a
TransUnion
e a
David Jones
registaram excelentes resultados.
A Segmentação por lista de clientes produz resultados, especialmente quando utilizada com as RLSA
A
Segmentação por lista de clientes
ajuda a alcançar os clientes mais valiosos na Pesquisa Google, no YouTube e no Gmail. Verificámos que os anunciantes que utilizam a Segmentação por lista de clientes em conjunto com as RLSA registam um forte desempenho.
No SMX East, pude partilhar estas estatísticas obtidas de
muitos anunciantes
que estão a registar excelentes resultados. A
Wine Enthusiast
, um retalhista especializado em vinhos, combinou as RLSA com a Segmentação por lista de clientes e triplicou o ROI em comparação com as campanhas de pesquisa que utilizavam apenas a segmentação por palavra-chave.
Dados demográficos para anúncios de pesquisa
Os Dados demográficos para anúncios de pesquisa (DFSA) começaram a ser disponibilizados a todos os anunciantes no mundo inteiro. Os DFSA permitem-lhe ajustar lances por idade e por sexo, ou até mesmo excluir estes fatores, para ajudar a alcançar grupos específicos de clientes. Permitem-lhe ainda conhecer o impacto destes fatores nas suas campanhas.
Saiba mais
Suponhamos que é um retalhista de vestuário e que a maioria dos seus clientes são da geração do milénio. Os DFSA ajudam-no a alcançar este público-alvo com maior eficácia. Por exemplo, poderá aumentar os lances para os utilizadores entre os 18 e os 34 anos, para gerar mais vendas neste valioso grupo de consumidores.
Se conjugar estatísticas como estas com a sua estratégia de pesquisa, poderá estar onde estão os seus clientes e garantir a experiência publicitária mais relevante possível. Seguem-se alguns anunciantes que registaram ótimos resultados:
"
Os DFSA eram claramente um produto que queríamos implementar nas nossas principais campanhas. Desde que começámos a aplicar lances com base na idade, verificámos importantes ganhos ao nível da eficácia e da relação: os utilizadores identificados pelos DFSA como tendo mais de 45 anos registaram uma CTR 65% mais elevada e um CPA 15% mais baixo.
" – Rene Rios, Diretor de desenvolvimento do registo de membros na AARP
"
Com os DFSA, podemos concentrar o nosso investimento em marketing nos públicos-alvo mais importantes para a nossa empresa. Ao empregar modificadores de lance para mulheres com idades entre os 25 e os 44 anos, observámos reduções de 25% no CPA das nossas campanhas em comparação com a pesquisa normal.
" – Ya-Yung Cheng, Diretora sénior de marketing digital e CRM na Sylvan Learning
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Jerry Dischler, Vice-presidente de gestão de produtos, AdWords
Inovações digitais permitem fechar o ciclo para os anunciantes
26 de setembro de 2016
Os telemóveis criaram novas formas de interação entre os consumidores e as marcas, dissipando frequentemente a fronteira entre o mundo físico e o digital. As pessoas pesquisam os produtos online e dirigem-se a uma loja para os comprar. Veem uma marca na TV e acedem à Web para obter mais informações. Ou veem vídeos para dispositivos móveis nas suas viagens regulares de e para o trabalho, que as inspiram a reservar uma viagem através do seu computador portátil quando regressam a casa.
Seja qual for a forma de interação do seu público-alvo, só a Google tem a escala e as ferramentas que lhe permitem alcançar pessoas nos momentos que verdadeiramente importam e medir o impacto na multitude de dispositivos e canais que utilizam.
Aguardo com expetativa a possibilidade de partilhar várias inovações consigo, na segunda-feira de manhã, no
palco do Times Center, no âmbito da Semana do Anunciante
. Todas estas inovações foram pensadas para o ajudar a fechar o ciclo entre a televisão e o digital, o online e o offline, e os dispositivos móveis e os computadores.
Fechar o ciclo entre a TV e o digital com o Brand Lift
Nos últimos anos, temos investido no nosso produto
Brand Lift
para mostrar aos profissionais de marketing como as campanhas do YouTube influenciam, ao longo de todo o percurso do consumidor, as métricas da marca, tais como a notoriedade e a intenção de compra.
Agora, estamos a alargar as capacidades do Brand Lift para campanhas de TV com o intuito de mostrar aos profissionais de marketing como, comparativamente às campanhas do YouTube, os anúncios de TV aumentam as pesquisas no Google e no YouTube relacionadas com a sua marca. Os nossos testes iniciais mostram que o YouTube gera quase o dobro do número de pesquisas por impressão comparativamente à TV.
O Brand Lift para TV requer uma configuração mínima e não necessita sequer de fornecer o seu plano de meios. Desde que tenha aplicado a solução Brand Lift simultaneamente numa campanha de TV e numa campanha do YouTube, poderemos registar o aumento de pesquisas relacionadas com a sua marca.
"É com grande satisfação que vemos o trabalho que a Google está a realizar para compreender melhor o impacto do vídeo. A Volkswagen está interessada em avançar para uma medição da TV e das plataformas digitais (como o YouTube) de forma equiparada e aguardamos com expetativa que o Brand Lift nos apresente uma forma específica, credível e científica de comparar a eficácia de campanhas em diversos meios de comunicação."
- Vinay Shanani, Vice-presidente sénior, Marketing, Volkswagen of America
Fechar o ciclo entre os anúncios online e as vendas offline
Além da interação entre a TV, o YouTube e a pesquisa online, existe agora uma ligação real entre os
anúncios online e as visitas offline às lojas
: 30% dos utilizadores de smartphones que visitam um Website ou uma aplicação no seu telemóvel compram algo numa loja nas 24 horas seguintes.
[1]
É por isso que vamos
introduzir extensões de localização e a medição de visitas às lojas na Rede de Display da Google
, para ajudar os profissionais de marketing a fechar o ciclo entre os anúncios online e as vendas offline. À medida que os consumidores navegam nos seus Websites favoritos ou interagem com as suas aplicações favoritas, pode alcançá-los com anúncios que mostram o endereço da sua empresa, direções no Google Maps e fotos. É uma forma imediata e com elevado impacto de aumentar o tráfego pedonal para a sua loja.
Para a Home Depot, as extensões de localização para anúncios de visualização alcançaram consumidores que navegavam ativamente nos seus telemóveis perto das lojas mais populares da marca, tendo assegurado um ROI na loja 8 vezes superior. "As extensões de localização para dispositivos móveis na Rede de Display provaram o seu valor muito rapidamente", refere Umut Dincer, Diretor de marketing online da Home Depot. "Conseguimos alcançar adeptos de "Faça você mesmo" que estão perto das nossas lojas e estabelecer uma ligação "mesmo a tempo" que leva até eles a informação que realmente querem nos momentos "quero comprar"."
História completa
Como é que os profissionais de marketing medem o impacto destes anúncios online?
As visitas à loja por visualização
medem o impacto que os seus anúncios na Rede de Display têm nas visitais reais à sua loja, hotel, concessionário automóvel ou restaurante. Com as potencialidades da tecnologia Google Maps, temos acesso às dimensões exatas de 200 milhões de lojas em todo o mundo e fornecemos 99% de precisão nas visitas registadas.
[2]
Só a Google pode oferecer esta escala e este nível de precisão.
Saiba mais
.
Fechar o ciclo nos vários dispositivos
O ciclo final a fechar é aquele que existe entre todos os dispositivos que as pessoas usam: telemóveis, tablets, portáteis e todos os outros. Agora, estamos a introduzir o
remarketing entre dispositivos para a Rede de Display da Google e o DoubleClick Bid Manager
para o ajudar a alcançar o mesmo utilizador em vários dispositivos, aplicações e sites. Agora, pode contar uma única história ao seu público-alvo e decidir a frequência com que veem o seu anúncio nos vários dispositivos.
Suponhamos que é um retalhista e pretende desenvolver uma campanha personalizada para a época festiva. Com o remarketing entre dispositivos, pode alcançar os seus clientes com um anúncio "A época festiva está quase a chegar" nos respetivos telemóveis, durante a sua viagem matinal para o trabalho. Mais tarde nesse mesmo dia, quando os clientes estiverem a navegar no tablet em casa, pode dar seguimento com uma oferta por tempo limitado para decorações e receitas.
Todas estas inovações serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses.
É um privilégio desenvolver produtos que ajudam as marcas a fechar o ciclo de medição, alcance e interação. Teremos todo o gosto em partilhar mais detalhes consigo sobre estas inovações durante a
Semana do Anunciante
, e é com expetativa que aguardo os seus comentários à medida que continuamos esta viagem juntos.
Junte-se à conversa em
#GoogleAW2016
.
Publicado por Brad Bender, Vice-presidente de Publicidade em vídeo e de visualização
[1] Google / Ipsos Connect, Como os dispositivos ligam os consumidores às lojas, março de 2016, n=2013 inquiridos online com mais de 18 anos nos EUA. n=567 inquiridos online nos EUA com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos (geração do milénio)
[2] As visitas à loja são calculadas através de limiares de dados conservadores com um grau de certeza de 99% de que as visitas registadas são iguais ou inferiores ao número real de visitas.
A Google disponibiliza novas aplicações e inovações relacionadas com os anúncios de vídeo tendo em vista um mundo centrado nos dispositivos móveis
26 de setembro de 2016
Iniciei a minha colaboração com a Google, há 13 anos, como engenheiro técnico de publicidade, ao criar produtos com base na ideia de que um anúncio online só é eficaz se gerar um clique ou uma compra. Na época, o conceito parecia simples, contudo revolucionou o modo como as marcas interagem com os consumidores.
Atualmente, o nosso setor está a adaptar-se a outra revolução e tudo se deve ao pequeno dispositivo que transportamos connosco para todo o lado: o telemóvel. Durante o dia, quando pretendemos ir a algum sítio ou ver, ou comprar, alguma coisa, recorremos aos dispositivos móveis para obter ajuda: quer se trate de encontrar a melhor oferta especial de hotel ou de comprar o carro ideal. Além disso, milhares de milhões de vezes por dia, encontramos o que pretendemos no Google, no YouTube, no Maps e no Google Play. Esta manhã na dmexco, uma conferência acerca de marketing digital realizada em Colónia, na Alemanha, anunciei duas inovações relacionadas com anúncios que o vão ajudar a estar presente nesses momentos e a oferecer aos consumidores certos o que querem, quando querem.
Vá além da instalação e descubra os clientes mais importantes
As aplicações são uma presença constante no mundo dos dispositivos móveis e representam, cada vez mais, um importante ponto de contacto com os consumidores. Até à data, o AdWords publicou mais de 3 mil milhões de transferências de aplicações para programadores e anunciantes.1 Além disso, costumo contactar com estes indivíduos de todos os cantos do mundo para ficar a conhecer as formas criativas que utilizam na interação com os utilizadores: é o que a minha profissão tem de melhor. Uma das afirmações que ouço frequentemente refere que os utilizadores que interagem com a aplicação são os utilizadores mais relevantes para empresa. Não se trata apenas de incrementar as instalações, mas de gerar ações importantes nas aplicações, como alcançar um nível específico num jogo ou concluir uma compra. Propusemo-nos vencer este desafio.
Esta manhã, na dmexco, anunciei a próxima geração de Campanhas de aplicações universais, que vai estar disponível, a nível global, para todos os anunciantes. Na Pesquisa Google, no Google Play, no YouTube, bem como nos milhões de sites e de aplicações na Rede de Display da Google, as Campanhas de aplicações universais podem agora ajudá-lo a encontrar os clientes mais relevantes para si, com base nos objetivos que definiu para a sua empresa.
A popular aplicação de pesquisa de hotéis, trivago, foi uma das primeiras a testar esta nova versão das Campanhas de aplicações universais. A marca mostra-se profundamente empenhada em ajudar os viajantes a encontrarem o quarto de hotel perfeito e tem noção de que há uma maior probabilidade de os utilizadores que tocam numa oferta especial executarem o passo seguinte: reservar uma estadia.
Exemplo do percurso de um utilizador desde a instalação até à visualização de uma oferta especial relacionada com um quarto de hotel
Como acontece com a aplicação trivago, pode escolher qual a
atividade na aplicação
em função da qual pretende efetuar a otimização, por exemplo, tocar até alcançar uma oferta especial ou atingir o nível 10. Além disso, pode recorrer a parceiros de medição de terceiros ou a soluções de medição de aplicações da Google, como o
Firebase Analytics
, para medir essas atividades. Uma vez definidas as atividades na aplicação no AdWords, estabelecida a solução de análise e definido o custo por instalação, a Google vai implementar o algoritmo de aprendizagem automática. As Campanhas de aplicações universais avaliam inúmeros sinais em tempo real para um refinamento contínuo dos anúncios, de modo a alcançar os utilizadores mais importantes com o preço ideal em todas as propriedades de maior dimensão da Google. À medida que as pessoas começam a interagir com os anúncios, conseguimos determinar a origem dos utilizadores de maior valor. Por exemplo, podemos constatar que os utilizadores que tocam mais vezes em ofertas especiais relacionadas com hotéis são os que veem vlogs de viagens no YouTube. Deste modo, vamos mostrar os seus anúncios nesses tipos de canal do YouTube com maior frequência.
No caso da aplicação trivago, as Campanhas de aplicações universais permitiram determinar quais os utilizadores com maior probabilidade de clicarem em ofertas especiais relacionadas com hotéis na aplicação para efetuar a reserva de um quarto. Como resultado, a marca de viagens atraiu clientes com uma valorização 20% superior para a respetiva empresa em dispositivos Android e iOS.
Esta é uma mudança preponderante no modo como a Google pode ajudar a sua empresa de aplicações a crescer. Estamos atentos, já não estamos apenas focados na instalação. As Campanhas de aplicações universais têm como objetivo proporcionar interações com os utilizadores e rentabilizar as aplicações nas quais tanto empenho colocou ao criar.
Passar da ponderação à ação com o formato TrueView para ação
A revolução nos dispositivos móveis não mudou apenas o modo como pesquisamos ou interagimos com as aplicações, também mudou o modo como interagirmos com praticamente todos os tipos de meios de comunicação. Este facto é mais evidente na visualização de vídeos por parte das pessoas. Tal como pode testemunhar todos os dias no YouTube.
Num estudo recente, constatámos que 47% dos adultos nos E.U.A., entre os 18 e os 54 anos, afirmam que o YouTube os ajuda, pelo menos, uma vez por mês, a tomar uma decisão relativa a uma determinada compra. Trata-se, portanto, de uma amostra representativa aproximada de 70 milhões de pessoas que acedem ao YouTube todos os meses para obter ajuda numa compra.2 Estes momentos plenos de intenção representam oportunidades para as marcas interagirem com os consumidores quando é mais importante, pelo que aceitámos o desafio de facilitar aos consumidores a passagem da fase de ponderação à compra.
Nos anos mais recentes, aperfeiçoámos o formato TrueView para mudar o modo como o vídeo é rentabilizado para profissionais de marketing de desempenho. O formato TrueView para promoção de aplicações e o formato TrueView para Shopping tornam extremamente fácil para as marcas gerar transferências e compras diretamente a partir do YouTube. E no caso de marcas com outros tipos de conversão, como o pedido de um orçamento, a reserva de um hotel, a inscrição para receber um boletim informativo ou a programação de um teste de condução?
Hoje, é com entusiasmo que apresento o
TrueView para ação: um novo formato que incentiva os utilizadores a realizarem qualquer tipo de ação online que seja relevante para a sua empresa.
Exemplo: TrueView para ação
O formato TrueView para ação torna o anúncio de vídeo mais acionável ao apresentar um apelo à ação personalizado durante e após o vídeo. Este apelo à ação pode ser adaptado ao seu caso prático específico, como "Obtenha um orçamento", "Reserve já" ou "Inscreva-se". Uma vez que se trata de um suplemento de fácil utilização para vídeo, além de todas as vantagens associadas à apresentação do vídeo a um público-alvo de interação, permite-lhe ainda otimizar o desempenho. Tal é particularmente vantajoso para marcas que oferecem produtos ou serviços que requerem uma elevada ponderação, como no caso dos serviços financeiros, ou do setor automóvel ou do turismo. O formato TrueView para ação pode ajudar os clientes no caminho até à compra ao incentivar a realização de ações, como a programação de uma reunião ou o pedido de informações adicionais. Queremos manifestar o nosso entusiasmo com o início dos testes a este novo formato em colaboração com os anunciantes e que decorre até ao final do ano.
Como os consumidores vivem a vida num mundo centrado nos dispositivos móveis, é cada vez mais importante para as marcas consolidarem experiências de mudança direcionadas para este tipo de dispositivo. Temos consciência de que nem sempre é uma tarefa fácil, mas a Google está aqui para ajudar. Tem sido muito motivador observar as extraordinárias experiências proporcionadas aos clientes por muitos dos anunciantes e considero que a dmexco personifica esta partilha de paixão e o espírito inovador que promovem a interação entre marcas e consumidores. Aguardamos com expetativa o contacto com outros anunciantes e demonstramos o nosso agrado em continuar esta extraordinária viagem na sua companhia.
Publicado por Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sénior, Área comercial e publicidade
1
Dados internos da Google, análise global
2
Google/Ipsos Connect, YouTube Sports Viewers Survey (Inquérito aos visitantes na área do desporto do YouTube), E.U.A., março de 2016 (n=1500, 18-54 anos)
Anúncios de texto expandidos: mais tempo para efetuar testes e iterações
26 de setembro de 2016
No início deste ano, apresentámos os
anúncios de texto expandidos
para permitir-lhe fornecer mais informações sobre a sua empresa no próprio anúncio de pesquisa. Apesar de
muitos anunciantes terem obtido excelentes resultados
com este novo formato de anúncio mais extenso, alguns ainda estão a aprender a utilizá-lo com eficácia.
Para termos a certeza de que dispõe de tempo suficiente para efetuar testes e iterações aos seus anúncios de texto expandidos durante as férias, vamos conceder-lhe mais tempo para atualizar os criativos.
Tem até 31 de janeiro de 2017 para transitar para os anúncios de texto expandidos (em vez da data original de 26 de outubro de 2016). Isto significa que, a partir de 31 de janeiro de 2017, já não vai poder criar ou editar anúncios de texto padrão, ou seja, só poderá criar e editar anúncios de texto com o formato de anúncios de texto expandidos. Os anúncios de texto padrão existentes irão continuar a ser publicados juntamente com os anúncios de texto expandidos.
Os anúncios de texto expandidos podem fornecer bons resultados, especialmente para quem tiver dedicado tempo a escrever e a testar novos criativos. Utilize este período de tempo adicional para testar os seus próprios novos anúncios de texto expandidos.
Focar na qualidade através da realização de testes
Ao longo dos últimos meses, analisámos muitos dados de anúncios de texto. E estes vieram confirmar o que já sabíamos: a qualidade dos anúncios é importante. Carateres adicionais por si só não solucionam problemas de desempenho. É muito importante ser ponderado e apelativo no uso do título e dos carateres adicionais.
Com essa finalidade, tenha em consideração estas práticas recomendadas à medida que progride na otimização do anúncio de texto expandido:
Teste várias versões dos seus anúncios de texto expandidos
. Experimente abordagens diferentes com o novo espaço de que os seus anúncios dispõem agora. Aponte para 3-5 novos anúncios por grupo de anúncios. Os anunciantes que testam vários criativos obtêm melhores desempenhos.
Concentre os seus testes nos títulos
. Os títulos são as partes mais importantes dos seus anúncios e agora dispõe de mais uma linha para fazer experiências.
Reproduza o que funciona nos anúncios de texto padrão nos seus anúncios de texto expandidos
. Por exemplo, se menciona preços ou utiliza a
inserção de palavras-chave
num anúncio de texto padrão bem-sucedido, transfira-os para os anúncios de texto expandidos.
Considere utilizar títulos mais curtos em anúncios para termos da marca
. Por vezes, "Nome da empresa - site oficial" pode ser o suficiente. Não é necessário utilizar todos os carateres que tem disponíveis. Efetue testes com textos do anúncio mais curtos, especialmente em termos onde não sejam necessárias muitas informações adicionais.
Continue a apresentar os anúncios de texto padrão até as novas versões os superarem de forma consistente
. O facto de ter mais carateres disponíveis não significa que o anúncio de texto expandido seja um sucesso. Continue a apresentar os seus anúncios com melhor desempenho, independentemente da respetiva dimensão.
Reveja anúncios anteriores que tiveram sucesso com
títulos maiores
. Considere utilizar a linha de descrição 1 num anúncio de texto padrão como o novo título 2, especialmente se o desempenho desse anúncio tiver sido bom.
Efetuar uma transição suave para anúncios de texto expandidos
Para além destas sugestões, recomendamos que evite o seguinte:
Não implemente o mesmo anúncio de texto expandido em vários grupos de anúncios diferentes. Os seus anúncios devem ser personalizados para as pesquisas dos utilizadores.
Não se limite a inserir apenas um novo segundo título sem alterar o resto do anúncio. Adicione conteúdo que seja relevante para a consulta e se enquadre bem com o resto do criativo.
Não crie anúncios de texto expandidos que deixem de ser relevantes para a consulta de um utilizador. Tenha em conta a consulta do utilizador ao criar o texto.
Não deixe de referir vantagens ou atributos específicos do seu produto que se provaram apelativos. Teste todas as vantagens para determinar o que funciona melhor no novo formato.
Recursos adicionais
Se ainda se está a familiarizar com os anúncios de texto expandidos, consulte as nossas
práticas recomendadas para criar anúncios eficazes
.
Votos de uma época de férias bem-sucedida, repleta de excelentes anúncios centrados nos utilizadores, quer sejam anúncios de texto padrão ou anúncios de texto expandidos.
Publicado por Senthil Hariramasamy, gestor de produto sénior, Ad Formats
Etiquetas
+1
AdWords Editor
aplicações
aprendizagem
Atualizações
Campanhas Otimizadas
Campanhas Vídeo
Case Study
Comunidade do AdWords
definições avançadas
Dica da Semana
dicas para anunciantes
Editor
Eventos/Seminários
faturação
google analytics
Google Engage
Google+
Índice de qualidade
Micro-Momentos
Mobile
newbies
Novos lançamentos
otimização
Rede de Display
Relatórios
Remarketing Dinâmico
Verão
vídeos
Archive
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
Feed
Subscrever por Email
Suporte do AdWords
Precise de ajuda com a sua conta do AdWords? Entre em contacto com o nosso
suporte.