Estamos a chegar ao fim da nossa breve série de sugestões de otimização básica de uma conta do AdWords. Nos artigos anteriores, discutimos a estrutura de uma conta, anúncios e palavras-chave eficazes,segmentação e orçamento, posicionamento e lances. Neste artigo final iremos abordar rapidamente a avaliação do desempenho de uma campanha de anúncios através dos recursos fornecidos pela Google, em especial o controlo de conversões no AdWords e no Google Analytics. Também iremos deixar alguns conselhos de interpretação dos relatórios no separador "Dimensões".


Controlar conversões no AdWords


Quando se analisa a conta de um anunciante, pode ser difícil perceber quais são os anúncios ou palavras-chave mais eficazes (ou seja, os que apresentam mais vantagens para o anunciante). O CTR pode ser muito semelhante, bem como o custo por clique médio. Mas nem todas as palavras-chave são igualmente úteis.


Imagine que existem 10 visitantes para a palavra-chave A, com um custo por clique médio de 10 cêntimos, equivalente a um custo geral de 1 dólar. Para a palavra-chave B existiram cinco visitantes a um custo por clique médio de 20 cêntimos, com o custo total de 1 dólar. Qual é a palavra-chave mais eficaz? A resposta imediata é a primeira, claro, mas pode não estar certa. Mas se, dos 10 visitantes que chegaram graças à primeira palavra, nenhum fizer uma compra, enquanto que dos cinco que chegaram depois de clicarem na segunda palavra, três fizerem uma compra? É evidente que os custos incorridos na publicidade através da segunda palavra foram mais justificados.


Ficaríamos sem ter acesso a esta informação se não tivéssemos instalado o controlo de conversões ou um programa de estatísticas: com o controlo de conversões, pode ver os dados relevantes na sua conta do AdWords, para todas as campanhas, anúncios e palavras-chave. Não entraremos em detalhes sobre a configuração do controlo de conversões aqui (pode ler acerca disso neste artigo do Centro de Ajuda), mas, como sempre, abordaremos algumas recomendações gerais:

- 
A conversão não implica necessariamente uma compra. A conversão é qualquer ação efetuada por um visitante no seu Web site que o leva a acreditar que se pode vir a tornar cliente. Isto significa que o clique no anúncio foi útil para si. Esta ação pode ser, por exemplo, a visualização da sua página de contactos, onde é possível colocar um código de controlo nesta página.

- Não coloque um código de controlo na página de destino do seu anúncio. Neste caso, o número de cliques será igual ao número de conversões, tornando inútil este tipo de estatística.

- Se controlar onde os formulários são preenchidos, adicione um código de controlo à página que confirma que o formulário foi submetido.

- 
Em função dos resultados do controlo de conversões, pode suspender as palavras-chave menos eficazes ou deixar de fazer lances. Por outro lado, as palavras-chave com bons resultados de conversão podem ser apresentadas com maior frequência. O mesmo se aplica aos Web sites da Rede de Display.

- Ao contrário da opinião geral, o controlo de conversões é possível com um preço de encomenda diferente.

- 
Assim que começar a obter dados sobre conversões, utilize o otimizador de conversões para permitir que o sistema se concentre nos cliques com maior probabilidade de resultarem em conversões, tornando a sua publicidade mais rentável. Pode utilizar esta função mesmo se importar conversões do Google Analytics.


Google Analytics


O Google Analytics é um programa de distribuição gratuita completo de recolha de todos os tipos de estatísticas sobre Web sites. Na verdade, merece um artigo à parte ou até mesmo um livro. Mas isso seria uma tarefa enorme. Por isso, deixo apenas algumas sugestões de utilização do Google Analytics:

- 
Se não tiver uma conta do Google Analytics, pode criar uma diretamente a partir da sua conta do AdWords, clicando na hiperligação "Google Analytics" abaixo do separador "Relatórios e Ferramentas". É gratuito.

- 
Quando e se configurar Objetivos no Google Analytics, se as suas contas estiverem associadas, é possível importar os dados das Conversões no AdWords (página "Conversões").

- 
Um dos parâmetros mais úteis para determinar o desempenho das origens da referência é a Taxa de rejeição. Tente perceber que tipos de Web sites atraem visitantes com a taxa de rejeição mais baixa e adicione Web sites semelhantes ("Posicionamento do anúncio manual") em campanhas na Rede de Display.


Dimensões


A maioria dos relatórios do Centro de Relatórios foi movido para o separador "Dimensões" em "Campanhas". Não está sempre imediatamente visível na conta. Por vezes, é necessário clicar na seta à direita de todos os separadores. Eis alguns exemplos de ações que já pode tomar:

- Ver o Relatório geográfico. Se o seu anúncio não for eficaz em determinadas regiões (CTR ou pontuação de desempenho baixa), exclua-as da segmentação geográfica na sua campanha.

- Ver o relatório Hora do dia. Aqui pode determinar a hora do dia em que o seu anúncio é mais eficaz, utilizar a funcionalidade de planeamento de impressões do anúncio e também reduzir o lance de custo por clique nas alturas em que o desempenho do anúncio é mais fraco, mas aumente este valor sempre que o anúncio se tornar eficaz.

- 
Ver o relatório Demográfico e utilizá-lo para criar marketing demográfico para a sua campanha.



Chegámos ao fim da nossa abordagem à otimização básica da conta. Agora já pode criar uma conta e controlar o seu desempenho. Também poderá continuar a desenvolver e a expandir a sua publicidade com esta conta, implementando ações mais complexas que iremos certamente descrever no futuro. Fique atento às atualizações do nosso blogue!