A época festiva aproxima-se e milhões de pessoas em todo o mundo mal podem esperar para desembrulhar os novos dispositivos e transferir as aplicações favoritas. No que toca às aplicações, existem muitas opções, pelo que é fundamental para si captar a atenção das pessoas e dar-lhes um motivo para interagirem com a sua aplicação.

É por esse motivo que estamos a implementar os anúncios jogáveis HTML5 em Campanhas de Aplicações Universais (UAC) para que os utilizadores possam rapidamente girar uma roda, obter um ponto ou avançar para o nível dois diretamente a partir do anúncio.

A Playtika atrai mais pessoas para o jogo

Para mostrar como os anúncios jogáveis em UAC são vantajosos para os programadores de jogos e os profissionais de marketing de aplicações, vamos analisar como a Playtika, uma empresa de jogos para dispositivos móveis líder do setor, utilizou este formato para atrair mais utilizadores para o seu jogo: House of Fun. As pessoas podem girar uma roda diretamente no anúncio e desfrutar do jogo antes de o transferirem. Deste modo, permite aos entusiastas dos jogos terem uma noção de como o jogo funciona e o que é preciso fazer para vencer, antes de instalar.

Depois de lançar anúncios jogáveis interativos e envolventes, e de testar vários formatos de criativos, a Playtika aumentou o respetivo retorno do investimento publicitário (ROAS) 1,8 vezes.

Nir Schlaen, o líder da equipa de marketing, afirma: "Queremos colocar os jogos da Playtika nas mãos de mais potenciais jogadores em grande escala. Concluímos que os anúncios jogáveis geram mais interação e mais valor do cliente a longo prazo porque os utilizadores já experimentaram o jogo."

Eis três sugestões para o ajudar a começar a utilizar os anúncios jogáveis em UAC.

1. Seja conciso e agradável: mantenha o conteúdo jogável conciso e interativo para que os utilizadores não optem por ignorar o anúncio. Recomendamos que o seu anúncio tenha entre 30 e 60 segundos. Personalize a duração com base na sua aplicação, tendo em consideração o vertical e a complexidade do anúncio. Além disso, a jogabilidade no anúncio deve ser mais fácil de concluir do que no próprio jogo.

2. Seja interativo, mas preciso: certifique-se de que inclui como quer que os seus utilizadores interajam com o seu anúncio no respetivo design. Isto começa por causar uma boa primeira impressão. Concentre-se nos aspetos do seu jogo que captam a atenção das pessoas e fazem com que os jogadores regressem. Defina expetativas dos utilizadores claras ao incluir legendas e instruções claras acerca de como o jogo funciona (por exemplo, "deslize para deslocar" e "agite o telemóvel para saltar").

3. Apresente um apelo à ação claro: esta é a sua oportunidade para resumir o seu jogo e incentivar os utilizadores a jogarem a versão completa ao transferirem a sua aplicação. Por exemplo: "Gostou de jogar? Transfira agora para passar o segundo nível." É importante tornar o apelo à ação o mais claro possível, com uma área clicável que permita uma transição suave para o seu jogo.

Estamos empenhados em inovar com as Campanhas de Aplicações Universais – sendo que os anúncios jogáveis são a adição mais recente. Para saber mais acerca de como tirar o máximo partido das UAC, consulte as nossas práticas recomendadas.


Publicado por Sissie Hsiao, VP of Product, Mobile App Advertising at Google