A época festiva aproxima-se, e milhões de pessoas em todo o mundo mal podem esperar para desembrulhar os novos dispositivos e transferir as aplicações favoritas. As pessoas têm mais opções do que nunca ao nível das aplicações, pelo que se torna fundamental que as marcas e os programadores proporcionem experiências úteis e fantásticas.

Apresentámos a próxima geração de Campanhas de aplicações universais para ajudar os profissionais de marketing a mostrarem as suas aplicações aos clientes de iOS e de Android mais importantes para si, com base nos seus objetivos de negócio específicos. Hoje anunciamos três inovações para tornar as suas campanhas de aplicações de época festiva mais cativantes e eficazes.

Crie anúncios de vídeo envolventes, como por magia, com o AutoDirector

As pessoas adoram ver vídeos e, com mais de mil milhões de utilizadores em todo o mundo[1], o YouTube é o local onde se dirigem para os ver.

Agora, os anunciantes que utilizam Campanhas de aplicações universais podem mostrar facilmente as respetivas aplicações em ação através da imagem, do som e do movimento com o AutoDirector, uma inovação que cria automaticamente anúncios de vídeo envolventes e cativantes.

O AutoDirector recolhe a descrição e as classificações da sua aplicação, seleciona as melhores imagens dessa aplicação na App Store ou no Google Play e até escolhe a música para dar uma banda sonora à aplicação. Os nossos modelos de aprendizagem automática trabalham nos bastidores para descobrirem qual é a versão desses vídeos que leva mais pessoas a instalarem e a interagirem com a sua aplicação no YouTube e mais de 1 milhão de aplicações na Rede de Display da Google.

Vídeo de promoção de aplicações criado pelo AutoDirector para a OLX, uma aplicação de compras brasileira

Anunciantes de todo o mundo estão a utilizar vídeos criados através do AutoDirector para ajudarem a rentabilizar os respetivos orçamentos com Campanhas de aplicações universais. Segundo Caio Ferreira, gestor de marketing de desempenho na OLX Brasil: "Os novos vídeos do AutoDirector ajudaram a equipa de marketing de desempenho da OLX a proporcionar 78% de conversões adicionais através do AdWords, o que é incrível!" Saiba mais 
 

Novas formas de apresentar a sua aplicação no Google Play

As pessoas descobrem aplicações de várias formas e quase metade dos utilizadores encontram novas aplicações ao navegarem na loja de aplicações dos respetivos telemóveis[2]. 
 
Hoje anunciamos um novo posicionamento de anúncios no Google Play exclusivamente para anunciantes que apresentam Campanhas de aplicações universais. Enquanto procuram aplicações na Google Play Store, as pessoas podem ver anúncios num carrossel juntamente com outras recomendações de aplicações. Por exemplo, podemos sugerir um novo jogo, como o Tap Paradise Cove, para utilizadores que instalam a aplicação YouTube Gaming.
Recomendação do Tap Paradise Cove mostrada a um utilizador após instalar a aplicação YouTube Gaming
Recomendamos aos anunciantes que monitorizem as respetivas campanhas, uma vez que podem ocorrer algumas alterações normais no desempenho e no fornecimento ao implementarmos estes novos posicionamentos.
 

Utilizar dados do Google Play para encontrar utilizadores com probabilidade de efetuarem uma compra

Não há melhor local para estar do que no Google Play em posição de destaque quando os utilizadores estão no mercado à procura de aplicações relacionadas. Porém, encontrar clientes com probabilidade de interagirem com a sua aplicação após a instalação é muito mais complexo.
 
Agora, existe uma forma mais fácil de encontrar estes clientes mais importantes. Os programadores Android que utilizam faturação na aplicação podem agora contabilizar compras na aplicação como conversões no AdWords sem qualquer integração técnica. Nesse caso, pode utilizar Campanhas de aplicações universais para encontrar automaticamente mais destes utilizadores valiosos com maior probabilidade de efetuarem uma compra na aplicação no futuro. 

Opções para comunicar conversões de aplicações com Campanhas de aplicações universais no AdWords

Mas há mais. Os programadores Android e iOS podem definir qualquer ação na aplicação importante, desde ultrapassar um nível do Tap Paradise Cove a subscrever o HBO Now ou a visualizar um quarto de hotel disponível na trivago, e encontrar novos utilizadores com maior probabilidade de realizarem essa ação. Os anunciantes podem integrar dados de conversão na aplicação com o AdWords através do Firebase Analytics ou de outros fornecedores de medição de terceiros. 
 
Existem mais de 4 milhões de aplicações a disputarem a atenção dos utilizadores nesta época festiva. Com estas inovações, esperamos que as Campanhas de aplicações universais ajudem a alcançar mais facilmente utilizadores que instalem e interajam com a sua aplicação pelo Ano Novo dentro. 
 
Publicado por Sissie Hsiao, diretora de produto, publicidade de aplicações para dispositivos móveis

Consulte o nosso Guia oficial para encontrar utilizadores de aplicações para dispositivos móveis, para saber mais sobre como começar a agir antes da época festiva.


[1] https://www.youtube.com/yt/press/en-GB/statistics.html
[2] Google/Ipsos, EUA, "How People Discover, Use, and Stay Engaged With Apps", n=999, com base em utilizadores de smartphones entre os 16 e os 64 anos, setembro de 2016.