Os telemóveis criaram novas formas de interação entre os consumidores e as marcas, dissipando frequentemente a fronteira entre o mundo físico e o digital. As pessoas pesquisam os produtos online e dirigem-se a uma loja para os comprar. Veem uma marca na TV e acedem à Web para obter mais informações. Ou veem vídeos para dispositivos móveis nas suas viagens regulares de e para o trabalho, que as inspiram a reservar uma viagem através do seu computador portátil quando regressam a casa.
Seja qual for a forma de interação do seu público-alvo, só a Google tem a escala e as ferramentas que lhe permitem alcançar pessoas nos momentos que verdadeiramente importam e medir o impacto na multitude de dispositivos e canais que utilizam.
Aguardo com expetativa a possibilidade de partilhar várias inovações consigo, na segunda-feira de manhã, no palco do Times Center, no âmbito da Semana do Anunciante. Todas estas inovações foram pensadas para o ajudar a fechar o ciclo entre a televisão e o digital, o online e o offline, e os dispositivos móveis e os computadores.

Fechar o ciclo entre a TV e o digital com o Brand Lift




Nos últimos anos, temos investido no nosso produto Brand Lift para mostrar aos profissionais de marketing como as campanhas do YouTube influenciam, ao longo de todo o percurso do consumidor, as métricas da marca, tais como a notoriedade e a intenção de compra.
Agora, estamos a alargar as capacidades do Brand Lift para campanhas de TV com o intuito de mostrar aos profissionais de marketing como, comparativamente às campanhas do YouTube, os anúncios de TV aumentam as pesquisas no Google e no YouTube relacionadas com a sua marca. Os nossos testes iniciais mostram que o YouTube gera quase o dobro do número de pesquisas por impressão comparativamente à TV.
O Brand Lift para TV requer uma configuração mínima e não necessita sequer de fornecer o seu plano de meios. Desde que tenha aplicado a solução Brand Lift simultaneamente numa campanha de TV e numa campanha do YouTube, poderemos registar o aumento de pesquisas relacionadas com a sua marca.



"É com grande satisfação que vemos o trabalho que a Google está a realizar para compreender melhor o impacto do vídeo. A Volkswagen está interessada em avançar para uma medição da TV e das plataformas digitais (como o YouTube) de forma equiparada e aguardamos com expetativa que o Brand Lift nos apresente uma forma específica, credível e científica de comparar a eficácia de campanhas em diversos meios de comunicação."
- Vinay Shanani, Vice-presidente sénior, Marketing, Volkswagen of America



Fechar o ciclo entre os anúncios online e as vendas offline


Além da interação entre a TV, o YouTube e a pesquisa online, existe agora uma ligação real entre os anúncios online e as visitas offline às lojas: 30% dos utilizadores de smartphones que visitam um Website ou uma aplicação no seu telemóvel compram algo numa loja nas 24 horas seguintes.[1] 
É por isso que vamos introduzir extensões de localização e a medição de visitas às lojas na Rede de Display da Google, para ajudar os profissionais de marketing a fechar o ciclo entre os anúncios online e as vendas offline. À medida que os consumidores navegam nos seus Websites favoritos ou interagem com as suas aplicações favoritas, pode alcançá-los com anúncios que mostram o endereço da sua empresa, direções no Google Maps e fotos. É uma forma imediata e com elevado impacto de aumentar o tráfego pedonal para a sua loja.  

Para a Home Depot, as extensões de localização para anúncios de visualização alcançaram consumidores que navegavam ativamente nos seus telemóveis perto das lojas mais populares da marca, tendo assegurado um ROI na loja 8 vezes superior. "As extensões de localização para dispositivos móveis na Rede de Display provaram o seu valor muito rapidamente", refere Umut Dincer, Diretor de marketing online da Home Depot. "Conseguimos alcançar adeptos de "Faça você mesmo" que estão perto das nossas lojas e estabelecer uma ligação "mesmo a tempo" que leva até eles a informação que realmente querem nos momentos "quero comprar"." História completa
Como é que os profissionais de marketing medem o impacto destes anúncios online? As visitas à loja por visualização medem o impacto que os seus anúncios na Rede de Display têm nas visitais reais à sua loja, hotel, concessionário automóvel ou restaurante. Com as potencialidades da tecnologia Google Maps, temos acesso às dimensões exatas de 200 milhões de lojas em todo o mundo e fornecemos 99% de precisão nas visitas registadas.[2] Só a Google pode oferecer esta escala e este nível de precisão. Saiba mais.

Fechar o ciclo nos vários dispositivos

O ciclo final a fechar é aquele que existe entre todos os dispositivos que as pessoas usam: telemóveis, tablets, portáteis e todos os outros. Agora, estamos a introduzir o remarketing entre dispositivos para a Rede de Display da Google e o DoubleClick Bid Manager para o ajudar a alcançar o mesmo utilizador em vários dispositivos, aplicações e sites. Agora, pode contar uma única história ao seu público-alvo e decidir a frequência com que veem o seu anúncio nos vários dispositivos.
Suponhamos que é um retalhista e pretende desenvolver uma campanha personalizada para a época festiva. Com o remarketing entre dispositivos, pode alcançar os seus clientes com um anúncio "A época festiva está quase a chegar" nos respetivos telemóveis, durante a sua viagem matinal para o trabalho. Mais tarde nesse mesmo dia, quando os clientes estiverem a navegar no tablet em casa, pode dar seguimento com uma oferta por tempo limitado para decorações e receitas. 
Todas estas inovações serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses.

É um privilégio desenvolver produtos que ajudam as marcas a fechar o ciclo de medição, alcance e interação. Teremos todo o gosto em partilhar mais detalhes consigo sobre estas inovações durante a Semana do Anunciante, e é com expetativa que aguardo os seus comentários à medida que continuamos esta viagem juntos.

Junte-se à conversa em #GoogleAW2016.

Publicado por Brad Bender, Vice-presidente de Publicidade em vídeo e de visualização


[1] Google / Ipsos Connect, Como os dispositivos ligam os consumidores às lojas, março de 2016, n=2013 inquiridos online com mais de 18 anos nos EUA. n=567 inquiridos online nos EUA com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos (geração do milénio)
[2] As visitas à loja são calculadas através de limiares de dados conservadores com um grau de certeza de 99% de que as visitas registadas são iguais ou inferiores ao número real de visitas.