Durante o dia, quando as pessoas pretendem ir a algum lugar, ver algo ou comprar alguma coisa, recorrem aos telemóveis para obter ajuda. Normalmente, é uma aplicação para dispositivos móveis que vai ao encontro do que precisam, quer seja um novo serviço de entrega de refeições ou um jogo de puzzle para passarem o tempo quando um voo se atrasa.

Há dois anos, introduzimos as Campanhas de aplicações universais (UAC) para o ajudar a ligar os consumidores certos à sua aplicação, no momento em que estão a pesquisar no Google Play, em Google.pt, no YouTube, no Gmail e nos milhões de sites e aplicações existentes na Rede de Display.

Desde então, as UAC proporcionaram um crescimento e uma interação com aplicações sem precedentes a programadores e a profissionais de marketing. Os anunciantes que otimizam em função das ações na aplicação com UAC, geram, em média, mais 140% de conversões por dólar do que outros produtos de promoção de aplicações Google. (1)

Para ajudar mais anunciantes a tirar partido destas vantagens, no final deste ano, vamos mover todas as campanhas de instalação de aplicações do AdWords para UAC. A partir de 16 de outubro, todas as novas campanhas de instalação de aplicações criadas no AdWords vão ser apresentadas em UAC. As campanhas da Rede de Pesquisa, da Rede de Display e YouTube existentes vão deixar de ser apresentadas a 15 de novembro, pelo que é importante que comece a atualizar para UAC o mais brevemente possível.

Três passos fáceis para o ajudar a mover as campanhas para UAC

1. Reveja as suas atuais campanhas de promoção de aplicações do AdWords: inicie sessão no AdWords > clique no separador Anúncios e identifique os anúncios com melhor desempenho. Inclua anúncios de texto, de faixa e de vídeo para ajudar a garantir que as novas campanhas são elegíveis para o maior número possível de impressões.

Sugestão: exporte o desempenho das campanhas para ser mais fácil determinar os lances base das UAC no passo 3 abaixo.

2. Crie uma nova UAC e defina o objetivo de desempenho certo: crie uma nova UAC ao clicar no menu pendente + Campanha no separador "Campanhas" > selecione Aplicação universal. Copie e cole na nova UAC os criativos com melhor desempenho, especialmente imagens e vídeos.

Comunique as conversões na aplicação ao AdWords através do Google Analytics para Firebase, do Google Play ou de um dos nossos parceiros externos do programa App Attribution Partner para encontrar mais utilizadores de elevado valor. Saiba mais

Em seguida, escolha a opção de lance que melhor sustenta os objetivos da empresa ou da campanha:



3. Defina os lances certos: calcule o CPI, o CPA ou o ROAS médio das campanhas existentes como ponto de partida para o objetivo de desempenho da UAC. Em seguida, monitorize a nova UAC e efetue ajustes ao longo do tempo para atingir o seu objetivo, pois podem ocorrer algumas alterações naturais no desempenho à medida que faz a transição entre tipos de campanha. Saiba mais

De que forma a UAC o ajuda a encontrar mais utilizadores da aplicação certos

A UAC utiliza a aprendizagem automática para tomar a decisão mais inteligente para cada anúncio, ao analisar centenas de milhões de potenciais combinações de sinais em tempo real, como, por exemplo, onde as pessoas estão a interagir com os anúncios e quais são os criativos e as palavras-chave com o melhor desempenho.



Por exemplo, podemos constatar que os utilizadores ativos do PayPal têm tendência para pesquisar aplicações de pagamento no Play. Assim, iremos apresentar mais anúncios seus nesses tipos de consulta e conteúdo relacionado.



Nos próximos meses, vamos analisar detalhadamente novas funcionalidades, bem como sugestões e práticas recomendadas para o ajudar a tirar o máximo partido das UAC.
Leia mais práticas recomendadas e fique atento ao blogue Por dentro do AdWords!
- Publicado por Sissie Hsiao, Director of Product Management, Mobile Advertising

_____________________________________
(1) Dados internos da Google, julho de 2017