Por dentro do AdWords Portugal
O Blog Oficial do Google AdWords Portugal
Inovações relacionadas com anúncios e análise para um mundo centrado nos dispositivos móveis
25 de maio de 2016
A mudança para os dispositivos móveis já não é um acontecimento em perspetiva. É a realidade.
Todos os anos, são efetuadas biliões de pesquisas no Google e mais de metade dessas pesquisas ocorrem em dispositivos móveis. Além disso, nos milhões de Websites que utilizam atualmente o Google Analytics, verificamos que mais de metade de todo o tráfego da Web provém agora de smartphones e tablets.
Quando pedimos às pessoas para descreverem o papel que os smartphones desempenham nas suas vidas, ouvimos expressões como "não me separo dele", "assistente" e "tábua de salvação". São a ferramenta a que recorrem nos momentos "quero saber", "quero ir", "quero fazer" e "quero comprar" ao longo do dia.
Para ajudar os profissionais de marketing a ter êxito neste mundo centrado nos dispositivos móveis, reformulámos o design do AdWords totalmente e repensámos tudo, desde os criativos e a licitação, ao fluxo de trabalho e à medição. Estamos também a tornar a ligação entre o mundo digital e o mundo físico mais fácil para os profissionais de marketing.
Com o aumento das pesquisas relacionadas com a localização em dispositivos móveis (a um ritmo 50% mais rápido do que todas as pesquisas em dispositivos móveis), torna-se evidente que os consumidores alternam continuamente entre experiências online e offline. Assim, é importante ajudar os profissionais de marketing a pensar também desta forma.
Foi verdadeiramente fantástico partilhar novas inovações com os anunciantes esta manhã na Google Performance Summit. Incluímos abaixo destaques dos anúncios de hoje. Pode ver uma repetição do programa completo aqui.
AdWords reformulado para o mundo centrado nos dispositivos móveis
Ao longo dos últimos anos, descobrimos que incluir os dispositivos móveis e criar para o mundo centrado nos dispositivos móveis são duas coisas muito diferentes. Foi por isso que alterámos completamente a nossa forma de pensar e de criar o AdWords.
Qual é o aspeto dos anúncios de texto no mundo centrado nos dispositivos móveis? Os dispositivos móveis revolucionaram a telas em que os anúncios vivem. No início deste ano, removemos os anúncios do lado direito da página nos computadores, para melhorar a experiência de pesquisa e torná-la mais consistente nos vários dispositivos. Isto preparou o caminho para a introdução das alterações mais significativas aos nossos anúncios de texto desde o lançamento do AdWords, há quinze anos.
Otimizados para os tamanhos de ecrã dos smartphones mais populares, os novos anúncios de texto expandidos no AdWords proporcionam mais espaço publicitário, para que possa apresentar mais informações sobre os seus produtos e serviços antes do clique. Eis as principais alterações:
Componentes de anúncio atualizados
Atualmente
Disponíveis em julho de 2016
Títulos mais proeminentes
Um título de 25 carateres
Dois títulos de 30 carateres
Linha de descrição mais longa
Duas linhas de descrição de 35 carateres
Uma linha de descrição consolidada de 80 carateres
URL de visualização relevante
URL de visualização introduzido manualmente. Qualquer discrepância entre os URLs de visualização, final e da página de destino faz com que o anúncio seja reprovado.
Domínio extraído automaticamente do URL final para assegurar a precisão. Pode personalizar o caminho do URL.
Estas atualizações ajudam a melhorar o desempenho dos anúncios nos vários tipos de ecrã, especialmente para os consumidores de dispositivos móveis em viagem que pretendem saber exatamente o que oferece antes de acederem ao seu Website.
Com base nos testes iniciais, alguns anunciantes registaram aumentos até 20% na taxa de cliques, em comparação com os anúncios de texto atuais. Encorajamo-lo a começar a planear para esta atualização antes de ser lançada no final deste ano.
Qual é o aspeto dos anúncios de visualização num mundo centrado nos dispositivos móveis
? Desde os sites às aplicações e aos vídeos, os dispositivos móveis revelaram um universo de novos espaços para alcançar os consumidores.
Os anúncios de visualização adaptáveis
adaptam-se aos diversos conteúdos através de mais de dois milhões de sites e aplicações de publicadores na Rede de Display da Google (GDN). Também revelam novo inventário nativo, para que possa cativar consumidores com anúncios que combinem com o aspeto e funcionalidade do conteúdo em que estão a navegar. Basta disponibilizar títulos, uma descrição, uma imagem e um URL - e a Google irá automaticamente desenhar estes belíssimos anúncios adaptáveis.
Anúncios adaptáveis para a Rede de Display adaptam-se para se ajustar a qualquer aplicação ou site na Rede de Display da Google
Também estamos a expandir o alcance das campanhas de remarketing da GDN através da oferta de acesso a inventário de vários mercados, que inclui sites ou aplicações em todo o mundo. Com este inventário, a transportadora aérea europeia SAS gerou certa de mais de 20% de conversões a um CPA semelhante para as suas campanhas de remarketing. Este inventário permite-lhe alcançar mais Websites e aplicações em todo o mundo.
Saiba mais
Como funciona a licitação num mundo centrado nos dispositivos móveis
? Os profissionais de marketing necessitam de mais controlo e flexibilidade para otimizar os lances para dispositivos específicos. Nos próximos meses, vai poder definir
ajustes de lance individuais para cada tipo de dispositivo
: telemóvel, computador e tablet. Isto permite-lhe fixar o lance de palavra-chave base para o dispositivo mais valioso para o seu negócio e, em seguida, definir ajustes de lance para cada um dos restantes dispositivos. Também vai ter um intervalo maior para ajustar lances, até +900%. Com mais controlos, já pode otimizar com maior precisão enquanto mantém a simplicidade com uma única campanha que alcance consumidores em vários dispositivos.
Os dispositivos móveis são locais e permitem aos profissionais de marketing estabelecer uma ligação entre o mundo digital e o mundo físico
Quase um terço de todas as pesquisas em dispositivos móveis estão relacionadas com localização. Os mundos online e offline das pessoas estão em rota de colisão: quer esteja a pesquisar ideias de restaurantes para jantar numa sexta-feira à noite ou à procura de uma loja que venda galochas do seu número.
Para ajudar os anunciantes a alcançar consumidores que pesquisam localizações físicas de empresas, estamos a implementar novos
anúncios de pesquisa local no Google.com e no Google Maps
. Os anunciantes que utilizam extensões de localização vão poder apresentar de forma proeminente as localizações das suas empresas quando os consumidores pesquisarem coisas como "sapataria" ou "reparação de automóveis perto de mim".
Saiba mais
Também estamos a investir em mais experiências personalizadas de marca para empresas no Google Maps, destinadas a ajudar a aumentar as visitas à loja. Primeiro, estamos a experimentar diversos formatos de anúncio no Maps que permitem aos utilizadores encontrar empresas mais facilmente quando se deslocam no mundo real. Por exemplo, os utilizadores do Maps podem começar a ver alfinetes promovidos de cafés, bombas de gasolina ou locais para almoçar próximos ao longo do seu trajeto de condução. As páginas de empresas locais também vão ter um novo aspeto. Para incentivar os consumidores a explorar a sua loja antes mesmo de chegarem, estamos a adicionar novas funcionalidades, como ofertas especiais e a capacidade de procurar no inventário de produtos.
Anúncios no Maps: pin promovidos e páginas de negócio
Com o aumento da afluência às suas lojas físicas gerado pelos anúncios online, como pode avaliar o impacto?
O AdWords é a maior solução de avaliação de anúncios online-offline a nível global. De facto, desde que as visitas à loja do AdWords foram implementadas
há dois anos
, os anunciantes já contabilizaram mais de mil milhões de visitas à loja em todo o mundo.
Empresas de variados setores de todo o mundo utilizam informações do AdWords relativas às visitas à loja para avaliar o impacto dos anúncios online na atividade offline. A Nissan do Reino Unido descobriu que 6% dos cliques em anúncios para dispositivos móveis dão origem a uma visita a um concessionário, o que proporciona um retorno do investimento estimado 25 vezes superior.
Alcançar o sucesso num mundo centrado nos dispositivos móveis
Como os consumidores vivem as suas vidas online e esbatem as linhas entre o online e o offline, é mais importante do que nunca criar o seu negócio com o foco nos dispositivos móveis. A Google também está a preparar-se para este mundo centrado nos dispositivos móveis e estamos entusiasmados com a perspetiva de percorrer este caminho consigo.
Para ver todas as inovações relacionadas com anúncios e análise apresentadas esta manhã, veja apresentação principal da Google Performance Summit em inglês
aqui
. Visite também o novo site Objetivos de Marketing do AdWords para saber como utilizar soluções de anúncios para atingir os seus objetivos comerciais.
Publicado por: Sridhar Ramaswamy, Vice-presidente sénior, Área Comercial e Publicidade
Criados para dispositivos móveis: os anúncios curtos geram um aumento do alcance e da frequência, especialmente em smartphones
3 de maio de 2016
Uma pesquisa recente mostrou que
metade das pessoas com idades entre os 18 e os 49 anos optam primeiro pelos dispositivos móveis para verem vídeos
. Mesmo na sala de estar, muitas pessoas preferem ver vídeos nos smartphones pelo controlo, pela personalização e facilidade que oferecem. Perante estas mudanças nos hábitos de visualização, temos vindo a trabalhar na introdução de novos formatos adaptados a estes hábitos.
É por este motivo que hoje anunciamos os anúncios curtos, um novo formato de vídeo de seis segundos vendido através do leilão do AdWords com base no CPM. Os anúncios curtos são ideais para gerar um aumento do alcance e da frequência especialmente em dispositivos móveis, onde os "vídeos de consumo rápido" funcionam bem.
Dada a natureza concisa do formato, verificámos que os anúncios curtos funcionam melhor quando combinados com uma campanha TrueView ou Google Preferred. Nos primeiros testes realizados, os anúncios curtos geraram um grande aumento em métricas de funil superior, como a recordação, a notoriedade e a ponderação, complementando assim a capacidade do formato TrueView para gerar métricas de meio do funil e de funil inferior, como a preferência e a intenção de compra. Verificamos ainda que os anúncios curtos são eficazes no aumento do alcance e da frequência quando combinados com uma campanha TrueView.
A Atlantic Records foi uma das primeiras empresas a testar este novo formato ao utilizar anúncios curtos para lançar o segundo álbum da banda inglesa Rudimental. Como Fiona Byers, gestora de marketing sénior da Atlantic Records/Warner Music Group, disse, "Os formatos TrueView e de anúncio curto tiverem um papel muito importante na recente campanha da Rudimental ao contarem a história do segundo álbum da banda. Graças a anúncios curtos rentáveis, conseguimos apresentar o
vasto leque
de
convidados famosos
que participaram no disco. Cada um dos anúncios destacou sucintamente um artista convidado e a faixa individual no álbum, e o formato TrueView forneceu mais detalhes sobre a história do álbum e da banda. Quando utilizados em conjunto, os formatos TrueView e de anúncio curto conseguem uma maior eficácia do que quando utilizados individualmente."
Ao serem um formato rápido e leve, os anúncios curtos adaptam-se bem a conteúdo em série. A Audi Alemanha encurtou o respetivo
anúncio TrueView mais longo
para apresentar os SUVs da gama Q com palavras alemãs evocativas começadas por "q", como
querpass
(drible) e
quantensprung
(salto quântico). A rápida adoção deste formato espelha bem o slogan da Audi Alemanha "Vorsprung durch Technik" ("Na vanguarda da técnica").
Gostamos de pensar nos anúncios curtos como pequenos "haikus" de anúncios de vídeo e estamos curiosos para ver o que a comunidade de criativos irá fazer com eles. Pode utilizar anúncios curtos a partir de maio ao entrar em contacto com o seu representante de vendas da Google. Fique atento ao lançamento de novos formatos de anúncio especificamente adaptados ao modo como as pessoas veem vídeos atualmente e irão vê-los no futuro.
Publicado por Zach Lupei, gestor de produto, anúncios de vídeo
Etiquetas
+1
AdWords Editor
aplicações
aprendizagem
Atualizações
Campanhas Otimizadas
Campanhas Vídeo
Case Study
Comunidade do AdWords
definições avançadas
Dica da Semana
dicas para anunciantes
Editor
Eventos/Seminários
faturação
google analytics
Google Engage
Google+
Índice de qualidade
Micro-Momentos
Mobile
newbies
Novos lançamentos
otimização
Rede de Display
Relatórios
Remarketing Dinâmico
Verão
vídeos
Archive
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
Feed
Subscrever por Email
Suporte do AdWords
Precise de ajuda com a sua conta do AdWords? Entre em contacto com o nosso
suporte.