Por dentro do AdWords Portugal
O Blog Oficial do Google AdWords Portugal
Neste Natal atraia mais clientes com o AdWords para Vídeo!
26 de novembro de 2013
Estimado(a) cliente AdWords,
Sabia que tem mais hipóteses de converter cada clique que recebe numa compra se conseguir mostrar o seu produto ou serviço no próprio anúncio?
Os Anúncios de Vídeo dão-lhe a oportunidade perfeita para o fazer, aprenda connosco a criar a sua primeira campanha vídeo!
Na próxima Terça-feira, dia 3 de Dezembro, às 17h00, não perca a oportunidade de assistir ao nosso Webinar de AdWords para Video onde terá a oportunidade de aprender a criar uma campanha de anúncios vídeos e aplicar as nossas melhores práticas.
O treino será dado por um dos nossos especialistas Google AdWords em português e terá uma duração aproximada de 30 a 45 min. No Webinar poderá ainda colocar qualquer questão que deseje ver respondida durante ou no final da sessão.
Link de Registo
- Para fazer o seu registo.
Link de Login
- Para aceder ao Webinar no próprio dia.
Contamos consigo!
Equipa do Google AdWords Portugal
Google Partners à escala mundial: A promover o sucesso de agências com novos potenciais clientes, novas ferramentas e novas oportunidades
26 de novembro de 2013
A Google está empenhada em garantir o seu sucesso na Web. Por isso, é com orgulho que anunciamos o lançamento a nível mundial do Google Partners, uma plataforma para a comunidade de marketing digital que ajuda empresas e agências a crescerem e a prosperarem em conjunto.
O
Google Partners
substitui o Agency Edge, o Programa de certificação do Google e o Google Engage para Agências, ao combinar as melhores qualidades de cada um com um novo conjunto de recursos poderosos, tudo isto numa interface mais simples, mais funcional e mais eficaz. Além disso, permite-lhe estabelecer uma relação mais próxima com os seus clientes.
Com o Google Partners, pode:
● Obter potenciais clientes: encontre potenciais clientes através da
Pesquisa de parceiros da Google
● Obter a certificação: realize exames de certificação gratuitamente, numa plataforma melhorada e mais intuitiva
● Aprender e evoluir: obtenha informações personalizadas para a sua agência, adaptadas às suas necessidades específicas
● Utilizar ofertas: receba ofertas que pode utilizar para apresentar o AdWords a clientes
● Demonstrar a sua credibilidade: destaque-se no mercado ao obter o emblema de parceiro Google
O Google Partners não é apenas uma nova plataforma, é uma plataforma melhor.
É uma plataforma que recompensa o seu trabalho árduo e ajuda o seu negócio a crescer. Ao demonstrar que domina as práticas recomendadas, pode obter o emblema de parceiro Google. O emblema é a prova de que confiamos em si e, por este motivo, os seus clientes também podem confiar. Fornecer-lhe-emos sugestões personalizadas em todas as etapas, para que a sua empresa obtenha o emblema e para garantir o seu sucesso e o sucesso dos seus clientes. Pois é desta forma que uma verdadeira parceria funciona.
Para aderir ao Google Partners, visite
www.google.pt/partners
Publicado pela Equipa do Google Partners
Consulte a equipa Google AdWords via chat - 24h por dias, 5 dias por semana
25 de novembro de 2013
Estimados (as) clientes e utilizadores (as),
São 21 horas e finalmente conseguiu algum tempo para entrar na sua conta AdWords. Uma vez que criou há pouco tempo uma conta do Google Analytics, gostaria de ligar estas duas contas para melhor poder monitorizar de onde vem afinal o tráfico do seu website. No entanto, infelizmente, algo que não consegue compreender está a impedi-lo de concluir esta acção, pelo que necessita do apoio da nossa equipa.
Até à data, sabia que se enviasse um email as 21 horas, a resposta viria apenas dentro das 24 horas seguintes. A outra opção seria, claro, telefonar durante o dia seguinte, o que poderá roubar-lhe algum tempo ao desenvolvimento das suas atividades diárias regulares.
A pensar em si e no seu precioso tempo, a nossa equipa lançou o suporte Google AdWords, via chat, 24 horas por dia, 5 dias por semana. Este suporte será dado em inglês e estará sempre à sua disposição, quer através do nosso Centro de Ajuda, quer através da sua própria conta do AdWords.
Veja no vídeo seguinte como aceder a este canal de suporte:
Um dos nossos especialistas AdWords estará sempre disponível para o ajudar, em qualquer dia a qualquer hora! Não hesite em esclarecer a suas dúvidas connosco.
Muito sucesso e até breve,
A Equipa do Google AdWords Portugal
Melhorias na segmentação geográfica para pesquisas internacionais
20 de novembro de 2013
Estimados (as) clientes e utilizadores (as),
O mundo está a tornar-se cada vez mais pequeno e todos o sentimos. Hoje em dia, os consumidores utilizam a pesquisa online tanto para adquirir produtos ou serviços acessíveis ao virar da esquina, como para os encomendar do outro lado do mundo. Isto significa que, potencialmente, qualquer negócio pode, hoje em dia, tornar-se global.
Para ajudá-lo a ligar-se aos seus clientes onde quer que eles estejam, estamos a trabalhar para melhorar a forma como a segmentação por local funciona no AdWords. Desde o passado dia 11 de Novembro, todos os anunciantes terão a oportunidade de mostrar os seus anúncios aos utilizadores, de acordo com a localização na qual eles estão interessados, bem como com a localização onde eles se encontram, mesmo tratando-se de pesquisas internacionais.
Por exemplo, imaginemos o dono de um hotel que atualmente segmenta esta cidade através da palavra chave "Hoteis em Paris". Antes desta alteração, apenas os utilizadores que utilizassem o Google.fr ou o Google.com a partir de França, conseguiriam ver o seu anúncio. Desde o dia 11 de Novembro, os anúncios deste hotel passaram a estar elegíveis para utilizadores que pesquisarem por "Hoteis em Paris", independentemente da sua localização física ou do domínio Google que estejam a utilizar, como por exemplo alguém que viva em Lisboa e que planeie um fim de semana em Paris através do Google.pt.
Estas melhorias ajudam-nos a partilhar a sua mensagem com mais utilizadores que demonstraram interesse no seu negócio e a oferecer um melhor conjunto de resultados às pessoas que efetuam pesquisas com uma localização específica em mente.
Note no entanto que esta alteração garante apenas que as pesquisas internacionais funcionam agora da mesma forma que as pesquisas nacionais. Os seus anúncios continuarão a ser mostrados à sua audiência target de acordo com as opções de localização que segmentou. Em alguns casos, é possível que haja um ligeiro aumento no volume de impressões, uma vez que os seus anúncios podem agora ser mostrados a utilizadores que pesquisam pelo seu negócio a partir de locais onde os seu anúncios não chegavam, previamente.
Estas alterações oferecem uma maior cobertura aos seus anúncios, enquanto mantém as suas opções de localização existentes, intactas. Se preferir reduzir esta cobertura, em termos geográficos, poderá sempre fazê-lo através das opções de localização avançadas, selecionando a opção "Pessoas na minha localização segmentada", como exemplificado na imagem abaixo:
Para além disso, poderá sempre, como de costume, excluir localizações, impedindo os anúncios de serem mostrados em localizações específicas.
Hoje em dia, os utilizadores fazem pesquisas de uma forma que transcende todas as fronteiras nacionais e aqui no Google AdWords queremos refletir esta realidade global. Estas atualizações na segmentação por localização torna mais fácil aos seus potenciais clientes encontrarem o seu negócio e a si conectar-se com eles, onde quer que eles estejam.
Práticas de Sucesso do Mundo Móvel
18 de novembro de 2013
Estimados clientes e seguidores,
Como de costume, aqui fica um pequeno resumo do nosso último webinar relativo às melhores práticas no mundo móvel e que foi oferecido pelo
+António
. Na verdade, será novidade para muito poucos, a enorme quantidade de tempo que, hoje em dia, passamos conectados à internet, não só computador mas também, e cada vez mais, nos telemóveis e nos tablets.
Apesar da crise que infelizmente todos conhecemos tão bem. os
smartphones
estão a tornar-se um instrumento indispensável na sociedade portuguesa, e entre 2012 e 2013 a sua utilização aumentou em cerca de 14%, sendo que atualmente 32% dos nossos compatriotas têm já um dispositivo deste género.
Ora, em termos de publicidade e de visibildiade de negócio, esta tendência abre inúmeras portas. Agora é possível estar ligado aos seus possíveis clientes a toda a hora, oferecendo aquilo de que eles precisam exatamente em cada momento do seu dia, como tão bem mostra este pequeno vídeo também mostrado pelo
+António
durante o webinar:
Ora, para ter sucesso com o AdWords no mundo móvel, são três os elementos fundamentais a ter em consideração:
1) Possuir um website móvel, isto é, trabalhar com o seu webmaster no sentido de desenvolver uma solução, em termos de página, que se adeque à plataforma móvel e não prejudique a experiência do utilizador quando clica no seu anúncio através do
smartphone.
2) Perceber qual a melhor forma de medir o seu Retorno no Investimento - através das conversões? das visitas ao seu estabelecimento? dos telefonemas que recebe? do
download
da sua aplicação?
3) Adotar uma estratégia móvel com o AdWords.
A propósito deste último ponto, fundamental, o AdWords está, hoje em dia, 100% preparado para uma estratégia móvel de sucesso. Ao criar uma campanha com o AdWords, você está automaticamente a colocar anúncios online nos diferentes dispositivos, no entanto, a grande vantagem é que pode customizar e adaptar os seus anúncios, lances e extensões a cada um deles.
O
ajuste de lance para telemóveis
permite-lhe ajustar o seu CPC, de modo a maximizar as possibilidades de aparecer numa boa posição num dispositivo móvel. Não nos podemos nunca esquecer que o ecrã de um telemóvel é muito mais pequeno do que o de um computador e, portanto, estar na posição cimeira é ainda mais fundamental. Os seus potenciais clientes não farão, regra geral,
scroll down
no ecrã para procurar o seu anúncio. Também por haver menos informação no ecrã e não estarem, normalmente, na melhor situação para navegar demoradamente na Internet, os utilizadores clicam mais frequentemente no anúncio cimeiro do que o que acontece num computador, o que faz com que a taxa CTR seja geralmente mais elevada em anúncios móveis, fazendo-se acompanhar normalmente de uma redução significativa do CPC médio.
Os
anúncios específicos para telemóveis
são anúncios otimizados especificamente para este dispositivo, permitindo uma personalização bastante vantajosa ao nível do texto, da apresentação do anúncio e mesmo da estimulação de
download
de aplicações.
Finalmente, poderá ainda criar
extensões ao anúncio
específicas para telemóveis, nomeadamente ao nível da localização, da chamada (com a fantástica funcionalidade do "clique para ligar"), dos
sitelinks
e ainda das extensões de aplicação, para negócios cuja prioridade é, de facto, o
download
de aplicações.
Assim sendo, e como vê, o AdWords está totalmente preparado para esta nova era dominada indubitavelmente pelas plataformas móveis. Não perca você esta oportunidade de se ligar aos seus possíveis clientes a toda a hora e adapte já a sua campanha a esta nova tendência.
Não deixe de ler também os artigos do nosso Centro de Ajuda, relativamente a esta matéria:
Criar um anúncio para dispositivos móveis topo de gama
Tipos de anúncios para dispositivos móveis
Mostrar anúncios em aplicações para telemóveis
Definir ajustes de lance
Criar um Website para dispositivos móveis eficaz
Caso continue com dúvidas, não deixe de nos contactar! Teremos todo o gosto em ajudar.
Até breve,
A Equipa do Google AdWords Portugal
Apresentação do AdWords Editor 10.3
13 de novembro de 2013
Estimados (as) clientes e seguidores (as),
A partir de hoje, pode transferir a nova versão do AdWords Editor. Seguem-se alguns
destaques:
●
Melhorias nos sitelinks:
com a nova
definição de importação,
pode
agora importar sitelinks com o mesmo texto e URLs diferentes. Pode também ver
estados de aprovação de sitelinks e adicionar ou editar as linhas de descrição de
sitelinks.
●
Segmentação demográfica
: adicione ou atualize a sua
segmentação
demográfica
do AdWords atual com os novos separadores Sexo e Idade ou a
importação de CSV.
●
Otimização da segmentação da Rede de Display
: ative ou desative a
otimização da segmentação para os grupos de anúncios.
Isto é apenas o começo. Pode ler mais acerca de todas as alterações nas
notas de
lançamento da versão 10.3.
Pode transferir a
versão 10.3 no Website do AdWords Editor
ou aguardar pelo pedido
de atualização automática. Para saber mais acerca da atualização, incluindo como manter as
alterações e os comentários não publicados quando efetuar a atualização, consulte
estas
instruções.
O suporte para as versões anteriores do AdWords Editor continuará durante quatro
meses, de modo a ter tempo para efetuar a atualização. Para garantir uma utilização
ininterrupta do AdWords Editor, terá de efetuar a atualização até 7 de março de 2014.
Publicado por Geoff Menegay, gestor de produto do AdWords Editor
Como melhorámos a posição do seu anúncio, para mostrar extensões mais relevantes.
12 de novembro de 2013
Estimados(as) clientes e utilizadores(as),
Todos sabemos já que quando um utilizador pretende pesquisar ou, quiçá, comprar algo através do Google, ele está à procura dos resultados mais relevantes e mais úteis para a sua pesquisa. As extensões ao anúncio são uma excelente forma de aumentar esta relevância, por fornecerem mais informação e mais possibilidades de interação ao possível cliente que efetua a pesquisa num determinado momento. Por exemplo, através delas, o seu potencial comprador poderá ligar diretamente para o seu número de telefone, ver imediatamente a localização da sua loja no mapa ou escolher uma página ainda mais relevante do seu website, de entre aquelas que você publicita através dos sitelinks. No fundo, e de forma muito simples, as extensões ao anúncio aumentam tipicamente a taxa de cliques e o desempenho geral da campanha, por tornarem os anúncios mais úteis e relevantes.
Temos, assim, o prazer de anunciar melhorias no leilão AdWords, as quais nos permitirão, de forma consistente, mostrar extensões mais relevantes.
Melhorias no Ranking dos Anúncios
O nosso sistema de ordenação dos anúncios nas páginas de resultados utiliza um algoritmo de cálculo denominado de "Ranking de Anúncios". Antes desta alteração, este ranking era calculado com base no CPC máximo e no Índice de Qualidade dos anúncios. Com esta atualização, o ranking passará a ter em conta um terceiro componente: o impacto esperado das suas extensões do anúncio. Para além disso, a importância deste cálculo para determinar se o seu anúncio é elegível para aparecer com extensões aumentou também.
Alguns detalhes e implicações adicionais destas mudanças:
- As extensões dos seus anúncios podem agora influenciar a posição do seu anúncio nos resultados da página de pesquisa. Se dois anúncios concorrentes têm o mesmo lance e a mesma qualidade, então o anúncio cujas extensões terão um impacto estimado maior, aparecerão geralmente numa posição acima dos outros. Na estimativa do impacto das extensões, levam-se em conta fatores como a sua relevância, a taxa de cliques (CTR), e a sua proeminência na página de resultados.
- Uma vez que o ranking é agora mais importante para definir se os seus anúncios aparecem, ou não, com as extensões, poderá ser importante aumentar o seu Índice de Qualidade, o seu lance ou os dois para garantir que as extensões aparecem.
- Em cada leilão, iremos geralmente mostrar o anúncio com melhor desempenho e a combinação de extensões mais útil, de entre todas as elegíveis. Assim sendo, é escusado tentar adivinhar quais serão as extensões que contribuirão mais para o aumento da sua taxa de cliques.
- É possível que observe flutuações de CPC na sua conta. Estes tenderão a diminuir se as extensões forem bastante relevantes, esperando-se também um impacto no desempenho, comparativamente ao dos seus concorrentes, bastante positivo. Em outros casos, é possível que os CPCs oscilem para cima, devido a uma melhoria na posição do anúncio ou ao aumento da concorrência de outros anúncios cujas extensões têm um impacto esperado superior.
- Para já, esta atualização afeta apenas anúncios elegíveis para a Rede de Pesquisa do Google.
Recomendações para a utilização de extensões
As extensões tornam o seu anúncio mais relevante e poderão melhorar o desempenho da sua campanha. Assim sendo, deverá recorrer a extensões que façam sentido para o seu tipo de negócio e os seus objetivos com a campanha. Com estas melhorias, os nossos sistemas poderão mostrar extensões de forma ainda mais relevante tendo em conta o contexto em que elas são necessárias.
Por exemplo, considere alguém no centro da cidade que pesquisa no telemóvel por "reparações automóvel". Neste exemplo, o utilizador irá, muito provavelmente, sentir-se mais atraído pelo seu anúncio se puder clicar imediatamente para estabelecer uma chamada telefónica ou obter indicações de como chegar até à sua oficina. O que o nosso sistema poderá então fazer é mostrar-lhe uma combinação fundamental das suas extensões de chamada e de localização.
Agora, imagine que alguém pesquisa pela mesma palavra chave "reparações automóvel", mas desta vez através de um computador, em casa. Digamos que o seu anúncio conseguiu a terceira posição do ranking nesse leilão. O utilizador irá provavelmente ver extensões de sitelinks ou até mesmo de social, pois essas são as mais relevantes para o tipo de pesquisa que faz nesse momento específico.
O nosso objetivo é sempre o de tentar tornar os seus anúncios mais relevantes para o contexto e o intuito do utilizador. Após meses a fio de testes, estamos confiantes nestas mudanças e certos de que elas contribuem para o alcance do nosso objetivo último de mostrar as combinações de extensões mais úteis para o utilizador e seu potencial cliente.
Alterações importantes aos Termos de Utilização do AdWords
8 de novembro de 2013
As seguintes alterações aplicam-se a clientes na Europa, no Médio Oriente e em África
Se está a utilizar o AdWords, aceitou os nossos Termos de Utilização. Estes são importantes para uma compreensão comum de áreas básicas, como políticas, cancelamento, pagamentos, resolução de conflitos e responsabilidade.
Para acompanhar os avanços nas nossas plataformas de anúncios e o crescimento a nível global, foi necessário fazer algumas alterações. Assim, a Google apresenta hoje um novo conjunto de Termos de Utilização a muitos clientes do AdWords na Europa, no Médio Oriente e em África.
Novidades
Uma das principais alterações que encontrará nos termos atualizados é o facto de estes incluírem novos produtos e serviços de publicidade. Por exemplo, a Google disponibiliza agora a publicação de anúncios de terceiros em algumas situações, pelo que verá disposições acerca de como a Google resolve conflitos relacionados com a publicação de anúncios. Outras alterações incluem links atualizados para as políticas e uma melhor consistência entre os nossos termos de publicidade a nível geral.
Ação importante necessária
Terá 45 dias para rever e aceitar os novos Termos de Utilização do AdWords. Se não os aceitar no prazo de 45 dias, poderemos colocar a publicação dos anúncios em pausa até rever e aceitar os termos.
Para rever e aceitar os novos Termos de Utilização do AdWords, basta iniciar sessão na sua conta em
https://adwords.google.pt
. Irá automaticamente para uma página com os termos de utilização atualizados. Em seguida, clique para indicar que aceitou.
Não consegue ver os novos termos quando inicia sessão na sua conta?
Não se preocupe! Se não consegue ver os novos termos quando inicia sessão na sua conta, não pode fazer nada de momento. Como estamos a atualizar os novos termos de forma contínua, poderá ainda não ter chegado a sua vez. Em alternativa, é possível que uma pessoa a quem tenha dado autorização para agir em seu nome já tenha aceitado os termos (por exemplo, uma agência de publicidade ou uma pessoa a quem tenha atribuído responsabilidades financeiras relativamente às suas contas).
Mais informações
A Google recomenda a leitura atenta dos termos atualizados. Para mais informações acerca desta alteração aos nossos Termos de Utilização, incluindo uma lista completa dos países e territórios onde são aplicáveis, visite o Centro de Ajuda do AdWords.
Publicado por Mark Martel, a Equipa dos Anúncios Google
Webinar do AdWords - Práticas de Sucesso no Mundo Móvel
6 de novembro de 2013
Estimado(a) cliente AdWords,
Os seus potenciais clientes já são mobile e você? Sabia que 38% dos utilizadores com telemóvel utilizam um motor de pesquisa para pesquisar produtos e serviços?
Esta Quarta-feira, dia 13 de Novembro às 17h00, não perca a oportunidade de assistir ao nosso Webinar do AdWords - Práticas de Sucesso no Mundo Móvel onde irá aprender mais acerca do mundo mobile e como tirar o melhor partido do AdWords para ter sucesso em dispositivos móveis.
O treino será dado por um dos nossos especialistas Google AdWords em português. Durante o Webinar, poderá colocar qualquer questão que deseje ver respondida durante ou no final da sessão. Este terá uma duração aproximada de 30 a 45 min.
Link de Registo
- Para fazer o seu registo.
Link de Login
- Para aceder ao Webinar no próprio dia.
Contamos consigo!
Equipa do Google AdWords Portugal
Selecionar um novo tipo de campanha com melhor desempenho para captar clientes nas Redes de Pesquisa e Display.
5 de novembro de 2013
As pessoas estão sempre a tentar aceder a informações úteis nos momentos importantes, através de pesquisas com base em palavras-chave relacionadas com um produto ou da consulta de conteúdo de grande relevância em Websites externos à pesquisa. A partir de hoje, oferecemos uma nova forma para os anunciantes alcançarem as pessoas à medida que visitam o Google, assim como sites em toda a Web: a Rede de pesquisa com seleção de Display.
A Rede de pesquisa com seleção de Display alarga o alcance das suas campanhas de pesquisa à Rede de Display da Google (GDN). A GDN alcança 90% do público-alvo online global (comScore, setembro de 2013) e inclui 2 milhões de sites de publicadores. A atualização das campanhas de pesquisa existentes para a Rede de pesquisa com seleção de Display é fácil. Em poucos passos e sem gestão adicional, pode ganhar 15% mais clientes* ao mostrar os seus anúncios nos momentos certos em toda a pesquisa e Web.
Qual a diferença em relação ao tipo de campanha antigo?
Além de alargar o alcance das campanhas de pesquisa, este novo tipo de campanha oferece melhores resultados na rede de Display do que o tipo de campanha Redes de Pesquisa e Display antigo.
A Rede de pesquisa com seleção de Display utiliza sinais e métodos otimizados para prever quando e onde os seus anúncios têm probabilidade de ter um melhor desempenho e eleva o nível da apresentação desses anúncios. Isso significa que há maior probabilidade de mostrar os seus anúncios a um número inferior de potenciais clientes que provavelmente terão mais interesse nas suas ofertas. Comparativamente ao tipo de campanha antigo,
os testes iniciais mostram que os anunciantes podem ver, em média, uma taxa de cliques 35% mais elevada e um custo por compra de cliente 35% mais baixo na secção da Rede de Display das respetivas campanhas do tipo Rede de pesquisa com seleção de Display.
*
Quando deve utilizar o novo tipo de campanha Rede de pesquisa com seleção de Display:
•
Se apresentar campanhas do tipo Apenas na Rede de Pesquisa, pondere experimentar este novo tipo de campanha para obter tráfego adicional de elevada qualidade sem ser necessário qualquer esforço de gestão extra. Quando ativar as campanhas do tipo Redes de pesquisa com seleção de Display, os seus anúncios de pesquisa serão elegíveis para apresentação tanto no Google como em páginas com palavras-chave relevantes em toda a Web. A maior parte da sua campanha continuará a ser apresentada na rede de pesquisa, com posicionamentos de desempenho elevado otimizados na Rede de Display.
•
Se apresentar uma campanha do tipo Redes de Pesquisa e Display existente, pondere mudar para o tipo Redes de pesquisa com seleção de Display para obter um ROI mais elevado.*
Se apresentar atualmente campanhas do tipo Redes de Pesquisa e Display em separado, recomendamos que as mantenha separadas para obter uma maior flexibilidade nos lances, no orçamento e na segmentação.
Atualização para a campanha do tipo Rede de pesquisa com seleção de Display
A Rede de pesquisa com seleção de Display é atualmente a opção mais acertada para os anunciantes que apresentam anúncios nas Redes de Pesquisa e Display numa única campanha. Assim, a partir de hoje e ao longo das próximas semanas, removeremos o tipo de campanha Redes de Pesquisa e Display atual da interface do AdWords e incentivamos os anunciantes a mudar as campanhas existentes para a Rede de pesquisa com seleção de Display. Criámos um processo rápido na interface do AdWords que facilita a mudança. Encontra igualmente instruções passo a passo no Centro de Ajuda do AdWords.
- Publicado por Ahmad Anvari (Gestor de produto)
*Com base nos resultados dos testes iniciais, o cliente médio pode ver uma taxa de cliques 35% mais elevada e um CPA 35% mais baixo na secção da Rede de Display das respetivas novas campanhas do tipo Redes de pesquisa com seleção de Display comparativamente às campanhas do tipo Redes de Pesquisa e Display. Com base nos resultados dos testes iniciais, o cliente médio pode também ver um aumento de 10 a 15% das conversões comparativamente com as campanhas do tipo Apenas na Rede de Pesquisa. O desempenho das campanhas individuais poderá variar.
Como medir o desempenho das suas campanhas AdWords?
2 de novembro de 2013
Estimados(as) clientes e seguidores(as),
O último webinar do AdWords, dado pela
+Sofia
foi relativo às formas mais eficazes de medir o desempenho das suas campanhas AdWords. Em termos gerais, importa saber para que indicadores deve olhar de forma a controlar o
Retorno do Investimento
das suas campanhas e perceber que alterações fazer, em que palavras chave apostar, qual a rede da Google que nos traz melhores resultados, entre muitas outras coisas.
O desempenho básico de uma campanha deve ser analisado a dois níveis: o dos anúncios e o das palavras-chave. O
CTR
(
click through rate
ou taxa de cliques) é o rácio mais importante desta avaliação básica. Geralmente, considera-se boa uma taxa acima de 2%, mas quanto mais alta, melhor evidentemente!
A
posição média
é também um indicador bastante importante. Este indica-lhe em que posição está o seu anúncio a aparecer na página de pesquisa do Google. Em linhas gerais, se uma das suas palavras chave oferece um bom número de cliques e um bom CTR mas a posição média ainda não está entre as três primeiras, é bem possível que seja necessário subir o CPC máximo para tornar o seu anúncio mais competitivo.
Em situações como esta, será certamente interessante recorrer à funcionalidade avançada de gráficos na interface do AdWords, que lhe permite comparar a desempenho de dois indicadores ao longo de um determinado espaço temporal, oferecendo uma análise da correlação entre eles que pode ter um impacto muito poderoso na otimização das suas campanhas.
Se pretende adquirir relatórios de controlo de desempenho mais avançados, o separador
Dimensões
é a sua solução! Através deste, é possível adquirir relatórios de desempenho por localização segmentada, por período temporal, por hora do dia e até mesmo medir os resultados de pesquisa orgânica e os resultados pagos, através do AdWords.
Para além de todos estes números, o recurso ao
Controlador de Conversões
é sempre fundamental. Só através da sua utilização, poderá ter informação detalhada e em tempo real de quais os anúncios que estão, de facto, a levar os utilizadores a concluir ações valiosas para si, qualquer que seja o seu objetivo com a campanha online. Se um anúncio tem um desempenho muito bom em termos de conversões e outro nem por isso, oferecendo até custos por conversão elevados, talvez faça sentido pausá-lo então, evitando que continue a acumular custos.
Como vê, são inúmeras as funcionalidades que a interface do AdWords coloca à sua disposição para que consiga medir o impacto deste investimento nos resultados do seu negócio. Mantenha sempre em mente, porém, a importância de otimizar a sua conta de acordo com a informação que estes dados oferecem. Seguir as recomendações de melhores práticas relativamente à estruturação da conta, escolha de palavras-chave, texto do anúncio, etc., é fundamental para assegurar o retorno deste investimento!
Etiquetas
+1
AdWords Editor
aplicações
aprendizagem
Atualizações
Campanhas Otimizadas
Campanhas Vídeo
Case Study
Comunidade do AdWords
definições avançadas
Dica da Semana
dicas para anunciantes
Editor
Eventos/Seminários
faturação
google analytics
Google Engage
Google+
Índice de qualidade
Micro-Momentos
Mobile
newbies
Novos lançamentos
otimização
Rede de Display
Relatórios
Remarketing Dinâmico
Verão
vídeos
Archive
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
Feed
Subscrever por Email
Suporte do AdWords
Precise de ajuda com a sua conta do AdWords? Entre em contacto com o nosso
suporte.